Município Obras Municipais

Nova USF vai servir cerca de 10 mil habitantes

Já está em curso a empreitada de construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Nogueira da Regedoura/S. Paio de Oleiros, que vai servir os cerca de 10 mil habitantes das duas freguesias vizinhas do norte do concelho de Santa Maria da Feira. A obra tem um prazo de execução de 365 dias e representa um investimento superior a 1,5 milhões de euros.

A nova USF, a construir de raiz na fronteira entre S. Paio de Oleiros e Nogueira da Regedoura, é uma obra há muito reclamada pela população ao nível dos cuidados de saúde primários. O edifício será composto por sete gabinetes médicos e sete salas dedicadas a tratamentos, saúde materna, saúde infantil, enfermagem e atendimento, para além de vários espaços funcionais.

Esta empreitada faz parte do plano municipal reabilitação e ampliação da rede de equipamentos de saúde primários, que contempla várias intervenções a curto prazo, nomeadamente a construção da USF de Canedo, em fase de concurso, e da USF de Milheirós de Poiares, em fase final de projeto, bem como a ampliação da USF de Rio Meão, a iniciar em março, e a ampliação/reabilitação da USF de Romariz, em fase final de projeto.

A Câmara Municipal prevê avançar, ainda neste mandato, com os projetos de execução para construção das duas USF e Centro de Saúde da União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo, das USF de Fiães e de Escapães, para além da reabilitação da USF de Santa Maria de Lamas.

“É fundamental reforçarmos as respostas da nossa rede de equipamentos de saúde primários para mantermos a qualidade dos serviços prestados e avançarmos para um novo patamar, o da saúde preventiva, que aposta na monitorização dos indicadores de saúde pelo próprio utente, em estreita articulação com o seu médico ou enfermeiro de família, através de um modelo inovador de cuidados de saúde online que vamos implementar nas nossas USF”, sublinha o presidente da Câmara, Emídio Sousa.

A Unidade de Saúde de Nogueira da Regedoura/S. Paio de Oleiros é uma obra comparticipada pelo Norte2020 (FEDER).

Publicado a 08.02.2022