Cultura

Célebre obra “Um Americano em Paris” inspira concerto sinfoniónico para famílias

O ciclo de concertos comentados para famílias “Sinfoniónicos” regressa ao palco do Cineteatro António Lamoso, dia 20 de fevereiro, às 11h00, com “Um Americano em Paris” pela Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira. O espetáculo propõe uma viagem intensa e sensorial pelas obras mais célebres dos compositores Leonard Bernstein, Artie Shaw, George Gershwin e Peter Graham. No site do cineteatro estão disponíveis atividades lúdicas alusivas ao tema do concerto e um desafio criativo para os mais novos.

Com direção musical do maestro Paulo Martins, o concerto “Um Americano em Paris” será narrado e apresentado por Jorge Castro Ribeiro, percorrendo obras de quatro compositores norte-americanos que colocam em diálogo a música sinfónica e a linguagem do jazz, estimulando a interação com o público e o reconhecimento destes dois universos.

A obra original “Um Americano em Paris”, produzida após uma visita de George Gershwin à capital francesa, utilizando recursos sonoros do jazz para retratar emoções e experiências do compositor nos “loucos anos 20”, será o ponto de partida para este concerto sinfoniónico, que abre com as “Danças Sinfónicas de West Side Story “, de Leonard Bernestein.

O Concerto para Clarinete pelo solista Telmo Costa, jovem músico natural de Santa Maria da Feira com uma carreira de grande relevo dentro e fora do país, é um dos momentos mais aguardados. Solista A da Orquestra Gulbenikian em Lisboa, a terminar o mestrado solista em Basileia, na Suíça, Telmo Costa já venceu vários concursos nacionais e internacionais.

O concerto comentado para famílias encerra com a interpretação da obra inspiradora “Um Americano em Paris”, de George Gershwin, seguida de “Cats Tales”, de Peter Graham.

Lançada com enorme sucesso em 1928, em Nova Iorque, a obra “Um Americano em Paris” estimulou outros compositores a fazerem as suas próprias composições orquestrais usando a linguagem do jazz, com resultados muito ricos e desafiantes que acabaram por ajudar a formar um corpus musical internacional de enorme interesse e relevância.

Nos dias que antecedem este concerto, os mais novos são desafiados a criar uma pequena história (até 70 palavras) ou uma quadra que inicie ou termine com a frase “Um Americano em Paris”, que deverá ser enviada para o email cineteatro@cm-feira.pt. A melhor proposta será anunciada e premiada durante o concerto. No site do Cineteatro António Lamoso há também atividades lúdicas relacionadas com o tema do espetáculo, acessíveis AQUI. Os bilhetes para o concerto encontram-se disponíveis AQUI.

Normas de acesso ao espetáculo

De acordo com as normas determinadas pela DGS para eventos culturais em recintos fechados, com lotação inferior a mil lugares (marcados), o acesso aos espetáculos do Cineteatro António Lamoso requer a apresentação de certificado digital de vacinação válido. Apenas quem não tem este documento válido ou não está vacinado terá de apresentar teste negativo à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório durante todo o período de permanência no espaço.