Sociedade

Cuidadores de crianças com deficiência debatem “Bullying em Contexto Escolar”


“Bullying em Contexto Escolar” é o tema do VII Encontro de Cuidadores de Crianças e Jovens com Deficiência em Idade Escolar, agendado para 18 de fevereiro, às 18h00, na plataforma Zoom. O objetivo é partilhar experiências que ajudem a identificar sinais de alerta para possíveis episódios de bullying e conhecer as respostas da comunidade. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o VII Encontro de Cuidadores de Crianças e Jovens com Deficiência em Idade Escolar conta com a participação de Luís Tavares, membro do Conselho de Especialidade em Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da diretora do Agrupamento de Escolas António Alves Amorim, Mónica Almeida, e de um representante do programa Escola Segura. Nesta sessão, que será moderado por Elvira Batista, presidente da FAPFeira, todos os cuidadores têm voz ativa e são convidados a participar, porque é na partilha que se encontram soluções e ultrapassam dificuldades comuns.

Tal como nas edições anteriores, foram os participantes do último encontro a identificar o tema, pela sua pertinência, atualidade e especificidade na identificação de sinais de alerta de possíveis episódios de bullying, para além do interesse demonstrado em aprofundar as respostas existentes na comunidade e desenvolver estratégias ou formas de atuação ajustadas a esta problemática.

A discussão partilhada visa, acima de tudo, a consciencialização coletiva sobre a capacidade, interdependência e corresponsabilização de todos para questões como a equidade de direitos, inclusão, diversidade e redução de desigualdades.

A relevância dos temas abordados nos seis encontros já realizados e a sua dinamização no formato online têm possibilitado uma participação cada vez mais abrangente, com inscrição de cuidadores de diferentes pontos do país, que encontram nestas sessões um relevante espaço de partilha de testemunhos e experiências, ajustado ao perfil dos destinatários.

Foi no início de 2020 que um grupo de cuidadores – pais de crianças e jovens com deficiência em idade escolar de Santa Maria da Feira – sentiu necessidade de criar um espaço para partilhar experiências e, simultaneamente, encontrar respostas ajustadas às necessidades efetivas das suas famílias. Com o apoio da autarquia feirense e o acompanhamento permanente de uma equipa profissional multidisciplinar, a ideia passou à prática e tem dado frutos, sobretudo ao nível da capacitação.

São vários os temas de interesse dos cuidadores já abordados nos diferentes encontros periódicos, dos quais se destacam o estatuto do cuidador informal, as necessidades de cuidados emocionais e de saúde dos cuidadores, os direitos e deveres das crianças e jovens, a capacitação das famílias, os apoios disponíveis e as respostas da comunidade, os desafios dos cuidadores em tempo de pandemia, estratégias para a prevenção de riscos associados à sexualidade, e direitos das crianças e jovens em contexto escolar.

Tal como nas edições anteriores, este encontro é dirigido aos cuidadores de crianças e jovens com deficiência, mas encontra-se aberto a todos os interessados nesta temática. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

 

Publicado a 03.02.2022