Câmara investe 830 mil euros em “salas do futuro”

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai equipar, no decurso deste ano, 30 novos espaços Cri@ – Criatividade, Robótica, Inovação e Aprendizagem, que vão juntar-se aos 20 já apetrechados em 2021, cumprindo o objetivo de dotar cada uma das 51 escolas básicas do 1º Ciclo da rede pública do concelho com uma “sala do futuro”. O investimento global da autarquia ronda os 830 mil euros.

Os espaços Cri@ – Criatividade, Robótica, Inovação e Aprendizagem perspetivam o desenvolvimento de competências do século XXI e apostam na educação STEAM, modelo de ensino focado em cinco disciplinas fundamentais: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Cada “sala do futuro” é equipada com computadores, tablets, painéis interativos, impressoras 3D, bancadas de trabalho, robôs, microscópios e material didático, ao dispor dos professores e alunos da respetiva escola.

“Este é um projeto a longo prazo, que iniciámos há seis anos, com aulas de robótica no pré-escolar e programação no 1º Ciclo, e que agora concretiza mais uma etapa. Continuaremos a preparar as novas gerações de alunos, futuros profissionais que pretendemos altamente qualificados e que, dentro de 10 a 15 anos, afirmarão Santa Maria da Feira como um território ainda mais atrativo para empresas de vanguarda, graças às suas competências e qualificações”, sublinhou Emídio Sousa, no final de uma visita realizada ao Espaço Cri@ da EB de Igreja, em Lobão.

Até 28 de abril, decorrem em todos os agrupamentos de escolas do concelho sessões de capacitação dirigidas aos professores, para que tirem o melhor partido das ferramentas colocadas ao seu dispor e dos alunos. “Como potenciar a utilização dos painéis interativos na educação”, “Utilização da robótica educativa em contexto de sala de aula”, “LEGO Education Academy Wedo 2.0” e “LEGO Education Academy BricQ Motion Essential” são alguns dos temas a abordar nas 24 sessões em curso, que envolvem 108 docentes do 1º Ciclo.

As primeiras 20 escolas equipadas com “salas do futuro” são: EB de Sobral (Mozelos), EB Dr. Sérgio Ribeiro (Lourosa), EB de Arraial (Sanguedo), EB de Souto (Nogueira da Regedoura), EB de Igreja (Milheirós de Poiares), EB de Igreja (Romariz), EB de Canedo, EB de Igreja (Lobão), EB de Louredo, EB de Igreja (Paços de Brandão), EB de Santo António (Rio Meão), EB Nº 3 de Santa Maria de Lamas, EB de Fornos, EB de São João de Ver, EB de Espargo, EB de Mosteirô, EB de Valrico (São Miguel de Souto), EB Nº 2 de Santa Maria da Feira, EB de Avenida (Fiães) e EB de Chão do Rio (Fiães). Os restantes 31 espaços Cri@ serão apetrechados no decurso deste ano, perfazendo 51 “salas do futuro” em 51 escolas básicas do 1º Ciclo do concelho.

Publicado a 02.02.2022