Cultura

Circo contemporâneo e magia: estreia nacional do espetáculo “Suspensión”


É no palco do Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, que o coletivo espanhol Cia Nueveuno estreia em Portugal, dia 12 de fevereiro, às 21h30, o espetáculo de circo contemporâneo e ilusionismo “Suspensión, integrado na programação do primeiro trimestre. A companhia madrilena dinamiza ainda um workshop, de participação gratuita, dirigido a malabaristas profissionais e aficionados pela arte da manipulação.

“Suspensión” é o resultado de dois anos de intensa preparação, com treino de coreografias até à exaustão, música composta durante a criação artística, um cenário em constante transformação e magia treinada até ao limite.

A companhia madrilena Nueveuno apresenta-se em palco com cinco malabaristas, “todos diferentes, todos iguais”, que se apoiam mutuamente, que chocam uns com os outros e celebram juntos. Homens que atiram facas contra as suas próprias sombras, que olham para o seu interior, movimentam holofotes e revelam a sua privacidade. Homens que se questionam constantemente e se divertem com a própria identidade.

O espetáculo “Suspensión” é uma inebriante produção de circo contemporâneo e ilusionismo que emociona e deixa o público em suspenso no momento em que tudo pode acontecer, em que é possível ceder à gravidade ou tomar outras decisões. O momento em que uma bola flutua e prende a respiração, no palco e na plateia. Os bilhetes encontram-se disponíveis na BOL.

Workshop de manipulação

O coletivo Nueveuno desafia todos os interessados pela arte da manipulação a participar no workshop que antecede o espetáculo “Suspensión”, agendado para as 10h30, na sala de oficinas do Cineteatro António Lamoso, sugerindo que cada inscrito traga os seus próprios objetos.

A companhia procura diversidade nos participantes – malabarista, bailarino ou pasteleiro, jovem, adulto ou idoso – e aposta em múltiplas abordagens técnicas, adaptadas aos diferentes níveis de formação, conciliando manipulação e coreografia através do corpo, intenções, música, respiração e emoções. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia na BOL.

Normas de acesso ao espetáculo

De acordo com as normas determinadas pela DGS para eventos culturais em recintos fechados, com lotação inferior a mil lugares (marcados), o acesso aos espetáculos do Cineteatro António Lamoso requer a apresentação de certificado digital de vacinação válido. Apenas quem não tem este documento válido ou não está vacinado terá de apresentar teste negativo à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório durante todo o período de permanência no espaço.

 

Publicado a 27.01.2022