Cultura Educação

22 jovens partilham primeiros resultados de formação intensiva no mundo das artes


Foi na sede do projeto PRIMÁRIO, em Fiães, que 22 jovens feirenses apresentaram a primeira mostra artística multidisciplinar resultante de seis meses de formação intensiva nas áreas do Teatro, Vídeo, Fotografia, Música, Sound Design, Artes Plásticas e Artes Gráficas, no âmbito do projeto europeu “Beyond O Mundo é um Palco”. Brevemente, vão atravessar fronteiras, rumo a Itália e ao Reino Unido, para a construção de um projeto artístico multicultural, assente nas diferentes áreas de formação e na singularidade de cada um dos três países participantes.

Há mais de seis meses que 22 jovens se reúnem semanalmente nas instalações do PRIMÁRIO para pôr em prática a sua criatividade em diferentes disciplinas artísticas. Os selecionados para esta formação intensiva têm entre 16 e 30 anos e estão a desenvolver competências artísticas através da descoberta pessoal no mundo das artes. Até fevereiro do próximo ano, vão usufruir de um preenchido e diversificado calendário de workshops e oficinas, sob a orientação de reconhecidos profissionais das diferentes disciplinas artísticas.

O ator e professor Telmo Ferreira assume a direção artística do projeto “Beyond O Mundo é um Palco” e tem a seu cargo as oficinas de Teatro e Produção. Por sua vez, o músico e radialista Emanuel Botelho orienta a oficina de Música (multimédia). Pedro Santos, designer gráfico e ilustrador, conduz a oficina de Artes Visuais e o videógrafo e fotógrafo Pedro Castro assume a oficina de Vídeo (multimédia).

Na primeira mostra multidisciplinar, realizada a 18 de dezembro, os jovens representaram, em atos, “o palco da Vida”, através de uma linguagem que cruzou todas as técnicas e formatos abordados nas diferentes disciplinas artísticas.

O projeto de capacitação artística “Beyond O Mundo é um Palco” é a materialização da vontade e da persistência da Câmara de Santa Maria da Feira de alargar as potencialidades do projeto “O Mundo é um Palco” – inicialmente circunscrito a 14 participantes – a um maior número de jovens feirenses, reforçando sinergias entre o Gabinete da Juventude da Autarquia e o projeto PRIMÁRIO.

Coordenado pelo Município de Santa Maria da Feira, o “Erasmus+ Juventude – O Mundo é um Palco” visa, por um lado, trabalhar a integração dos jovens através das artes performativas e, por outro, dotá-los de competências pessoais e profissionais que lhes permitam obter ferramentas para escolher um futuro profissional de acordo com o seu talento e os valores europeus de solidariedade, diversidade e interculturalidade.

Financiado pelo Programa Erasmus+ Juventude em Ação, da União Europeia, este projeto é uma parceria entre três países, constituído por três mobilidades internacionais: a primeira em Portici, Nápoles (Itália); a segunda em Lewisham, Londres (Reino Unido); e a terceira em Santa Maria da Feira (Portugal).

 

Publicado a 30.12.2021