Cultura Sociedade

Espetáculo de dança, teatro físico e circo propõe uma reflexão sobre saúde mental

A programação de novembro do Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, inicia com uma intensa reflexão sobre intimidade, aceitação e saúde mental. O espetáculo de dança, teatro físico e circo “La Identidad de Vesania”, da companhia espanhola La Víspera, sobe ao palco no próximo sábado, dia 6 de novembro, às 22h00, e convida o público para uma viagem pela mente do protagonista, que sofre de transtorno bipolar.

La Identidad de Vesania é um espetáculo onírico e surrealista que usa como linguagem a dança, as máscaras, os fantoches, o teatro físico e o circo para retratar uma longa vigília de luto de um maníaco-depressivo que luta para permanecer numa memória que se vai desvanecendo.

Este projeto é uma reflexão sobre saúde mental, especificamente sobre o transtorno bipolar, que convida o público a mergulhar na mente do protagonista, que passa os dias a explorar a sua verdadeira identidade e a aceitar as suas diferentes facetas, provocadas por um transtorno cerebral que lhe provoca mudanças incomuns de humor, energia e atividade.

Cada cena deste espetáculo é alimentada por música tocada ao vivo. A iluminação e o design de vídeo desempenham um papel crucial. As sombras traçam medos e delírios que tingem corpos e transportam a solidão e a loucura de um lugar para o outro.

A programação cultural do último quadrimestre do Cineteatro António Lamoso, iniciada em setembro, propõe uma abordagem em torno da intimidade e das atuais práticas de relacionamento, centrando-se em temas atuais como saúde mental e aceitação, afetos e infidelidade, através de diferentes manifestações artísticas.

As propostas calendarizadas refletem o equilíbrio entre diferentes disciplinas artísticas – música, teatro, dança e circo contemporâneo – e reservam espaço para artistas nacionais e internacionais, valores conceituados e emergentes, estruturas artísticas locais e formação, em estreita ligação com o ICC – Imaginarius Centro de Criação.

A programação do António Lamoso mantém a aposta na formação e dá continuidade ao acolhimento de projetos criados por estruturas artísticas locais.

Publicado a 04.11.2021