Educação Juventude

PRIMÁRIO com novo ciclo de laboratórios

O ano letivo inicia um novo ciclo de aprendizagem. O PRIMÁRIO, espaço de educação criativa do Município de Santa Maria da Feira, entra neste novo ciclo com um programa de laboratórios e atividades que testam limites, impõem desafios e permitem continuar a trilhar um caminho de inovação criativa para a educação contemporânea.

Nos próximos seis meses, o PRIMÁRIO propõe continuar a (re)agir na sala de aula. O projeto GERMINAR transforma-se no Coletivo GERMINAR, conectando diferentes agrupamentos de escolas do concelho num processo agregador, criativo e pedagógico, que promove o trabalho em equipa multidisciplinar.

Os alunos participantes vão colaborar com estudantes de outras escolas, cruzando opiniões, metodologias de trabalho e opções criativas, com vista a um fim comum. A mostra de artes performativas 2022 será o culminar deste processo, a todos os níveis: o coletivo vai apresentar-se em palco, criar a identidade gráfica, colaborar com a organização do evento e desenvolver competências essenciais para a entrada no mercado de trabalho. Um desafio no coletivo, a partir das capacidades e experiência individual. Um trabalho em equipa, com temáticas atuais e construtivas, que visam a reflexão e o pensamento da sociedade do futuro.

O PRIMÁRIO não se restringe à sala de aula. O edifício está em mutação e desenvolvimento constante, assumindo o desafio de apoiar o desenvolvimento criativo das bandas emergentes locais. O estúdio FirstPlay constitui o desafio de evolução, em resposta ativa às necessidades criativas dos jovens. Assim, o focus group semestral irá reunir agentes musicais locais, para compreender o estado da arte e iniciar um processo colaborativo de evolução. Comunicar “com identidade” é o desafio que faz o espaço abrir portas à comunidade para conversas criativas.

Com base em parcerias e ligações ao ecossistema educativo e criativo local, o PRIMÁRIO continua o seu caminho “ligado ao mundo”, acolhendo projetos como o Desafia-te, o Europa sem Fronteiras, o Mundo é um Palco e sessões do Jovens Criativos e do Jovem Autarca, quebrando barreiras e atingindo outras geografias e outros níveis de conhecimento.

O PRIMÁRIO é, assim, um espaço de encontro, criado a pensar nos que nele se cruzam, com o objetivo de capitalizar o que cada um sabe fazer melhor. Um espaço onde é possível errar e aprender a errar melhor. Edição disponível em www.primario.pt.

Publicado a 01.10.2021