Alunos fazem estágios profissionais em Itália

Até 24 de dezembro, seis alunos de escolas secundárias de Santa Maria da Feira fazem estágios profissionais de três meses em Itália. Na cidade de Pavia, encontram-se quatro alunos da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, que terminaram os cursos nas áreas de Multimédia, Auxiliar de Saúde e Design Gráfico. Na Sicília, estão dois alunos da Escola Secundária Coelho e Castro, que concluíram o curso de Desenho Digital 3D.

Estes estágios inserem-se no projeto Europa Sem Fronteiras, financiado pela União Europeia, ao abrigo do programa Erasmus PRO, integrado no Erasmus+.

Este programa incentiva os recém-graduados a passar um período de aprendizagem mais longo no estrangeiro, numa empresa ou no mercado de trabalho, apostando numa efetiva experiência laboral.

Ainda no âmbito destes estágios, foram realizadas visitas preparatórias (Advance Planning Visit – Erasmus Pro) a Itália, entre 18 e 22 de setembro, perspetivando a integração e a inclusão dos participantes e a qualidade das atividades de mobilidade.

O Projeto Europa sem Fronteiras é formado por um consórcio coordenado pelo Município de Santa Maria da Feira, em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Arrifana, Coelho e Castro, Santa Maria da Feira e Escola Profissional de Paços de Brandão, que visa reforçar a dimensão internacional das organizações de ensino e formação profissional do território de Santa Maria da Feira e apoiar o desenvolvimento de competências específicas, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho atual e futuro.

Santa Maria da Feira renova, deste modo, a sua estratégia de internacionalização ao fomentar projetos de mobilidade de elevada qualidade através de parcerias qualificadas.

Publicado a 30.09.2021