Cultura

MEMA. estreia-se no palco do António Lamoso com fusão de eletrónica pop e música tradicional

A artista e produtora MEMA. vai tocar pela primeira vez em Santa Maria da Feira, dia 6 de outubro, às 22h00. A estreia é no Cineteatro António Lamoso, onde vai partilhar o palco com o público, em mais uma experiência À4HÁ. Sofia Marques promete “um espetáculo forte, mas muito intimista”, com temas não editados, arranjos arrojados e uma componente cénica diferente do habitual. “Espero poder fazer o público sorrir e dar um grande concerto”, confidencia a cantora aveirense.

MEMA. define a sua música como “um grito de honestidade”. Revela que escreve com o coração e com o que sente no momento, sobre o que a faz pensar ou a incomoda. A nível sonoro, destaca o EP “Cidade de Sal”, uma fusão de eletrónica pop com elementos da música tradicional portuguesa. MEMA. olha para a sua música como o culminar de muitas experiências – “um bocadinho de cada sítio onde vivi e das pessoas por quem passei”.

Este é o primeiro concerto de MEMA. em Santa Maria da Feira e no palco do Cineteatro António Lamoso. “É um grande privilégio poder fazê-lo após tantos meses afastado dos palcos”, refere a artista, que revela uma grande afinidade com as gentes da Feira, que sempre a acolheram de forma calorosa nos tempos de estudante e ao longo da sua carreira profissional. “Espero, honestamente, poder fazer o mesmo e retribuir esse amor”, salienta a artista.

Após a sua passagem pelo Festival da Canção 2021, a convite de Stereossauro, MEMA. apresenta ao vivo "Cidade de Sal", o seu EP de estreia, que inclui singles como “Perdi o Norte” e “O Devedor”. Um espetáculo intimista que, confortando o público com a falsa ilusão de sobriedade que a sua guitarra e voz parecem representar, acaba, na verdade, por explodir em sintetizadores, loops e instrumentos tradicionais portugueses, tais como o adufe, a guitarra portuguesa e a flauta, perdidos no ruído dos tempos modernos. É a desconstrução do folk, assim como a sua colisão com o indie eletrónico e a música pop que MEMA. se propõe explorar e apresentar ao público.

O concerto da artista aveirense integra a programação quadrimestral do Cineteatro António Lamoso, que, entre setembro e dezembro, apresenta 19 propostas de diferentes disciplinas artísticas – música, teatro, dança e circo contemporâneo –, reservando espaço para artistas nacionais e internacionais, valores conceituados e emergentes, estruturas artísticas locais e formação, em estreita ligação com o ICC – Imaginarius Centro de Criação.

Centrada na intimidade e nas atuais práticas de relacionamento, toda a linha de programação do último quadrimestre percorre temas de relevo como a saúde mental e a aceitação, os afetos e a infidelidade, confrontando o público através de múltiplas disciplinas artísticas.

A programação cultural do último quadrimestre encontra-se disponível em www.cineteatro.cm-feira.pt.

Publicado 30.09.2021