Cultura

54 músicos celebram Dia Mundial da Música


No Município de Santa Maria da Feira, o Dia Mundial da Música comemora-se com um concerto da Banda Sinfónica de Jovens. No dia 1 de outubro, às 21h30, 54 músicos sobem ao palco do Auditório da Tuna Musical Mozalense para protagonizar um espetáculo que irá surpreender pela variedade de formas e tipos de escrita, conduzindo os espectadores pela música de compositores europeus e americanos.

A Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, que completou recentemente 25 anos de plena atividade em prol da música e da formação de jovens músicos, apresenta um concerto com um programa que se divide entre a música de compositores europeus – Philip Sparke e Joseph Horovitz –, privilegiando a tradição de melodias, e de compositores americanos – Eric Whitacre e David Gillingham – que exploram a parte rítmica e a diversidade de cores.

“Equus”, de Eric Whitacre, abre este concerto comemorativo do Dia Mundial da Música, abordando um pouco o seu estilo minimalista, mas muito rítmico, seguindo-se a obra “Galactic Empires”, de David Gillingham que transporta o público para o fascínio que o compositor tem pelos mistérios do universo, criando as suas próprias histórias à volta de várias galáxias numa exploração constante das capacidades sonoras e de cores de uma banda sinfónica.

A Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira interpreta também uma obra do grande repertório para banda do célebre compositor inglês Philip Sparke, “Dance Movements”, que aborda vários estilos de danças, como as danças latino americanas e danças Irlandesas em estilo country. A fechar o concerto, "Bacchus on Blue Ridge", do austríaco Horovitz, uma obra que aporta o jazz, a música country e até a valsa parisiense.

O concerto da Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira tem entrada livre, mas é de inscrição obrigatória AQUI.

 

Publicado a 28.09.2021