Município

Partilha de conhecimentos entre Município da Feira e entidades guineenses


Trocar informações e experiências entre o Município de Santa Maria da Feira e as regiões de Gabú e Tombali, na Guiné-Bissau, na área da administração pública local foi o objetivo subjacente à missão de estudo “Nô Cirbe Nô Povo” que decorreu entre 15 e 17 de junho, em formato online. 

O atual contexto pandémico inviabilizou a realização da ação “Nô Cirbe Nô Povo – Capacitação da Administração Local para o Desenvolvimento Económico e Social” em Santa Maria da Feira, tendo-se, no entanto, realizado online, a partir do Centro Multifuncional da Juventude de Gabú, com a participação dos governadores regionais, dos diretores regionais de Educação, do conservador do Registo Civil e administradores de ambas as regiões de Gabú e Tombali, bem como do delegado do Plano de Desenvolvimento de Gabú e do contabilista de Tombali. 
 
Esta formação visou a partilha de conhecimentos e experiências na área da gestão pública, nomeadamente sobre o funcionamento da administração local e as competências dos municípios portugueses, com o intuito de impulsionar a partilha de boas práticas, incentivar a discussão de planos de desenvolvimento e de novas iniciativas para a mitigação de alguns dos problemas mais comuns identificados nas regiões de Gabú e Tombali.
 
Ao presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira coube dar as boas vindas nesta sessão de trabalho que contou igualmente com a participação dos vereadores com pelouros para uma breve apresentação das suas áreas de intervenção e respetivas competências. Durante os três dias, vários técnicos e dirigentes da autarquia abordaram os projetos em curso nas áreas da Administração e Finanças, bem como as redes de parcerias locais desenvolvidas na Cultura, Educação, Ação Social e Proteção Civil. As regras portuguesas a respeitar no âmbito do planeamento urbano foram também abordadas neste encontro, tendo sido simulado um exercício sobre como poderia ser planeado o território em Gabú e Catió.
 
No encerramento deste encontro online, os participantes manifestaram a intenção de comunicar ao Governo central as aprendizagens assimiladas e analisar a forma possível de adequar alguns dos projetos feirenses à realidade de Gabú e de Tombali/Catió. 
 
A ação Nô Cirbe Nô Povo – Capacitação da Administração Local para o Desenvolvimento Económico e Social, financiada pelo programa da União Europeia EuropeAid, pretendeu contribuir para “melhorar as capacidades de planeamento e de prestação de serviços públicos dos Governos das Regiões de Gabú e Tombali (e das respetivas Administrações Setoriais), em particular nos domínios da Administração e Finanças, Educação e do Registo Civil, bem como aproximar e aumentar o acesso das comunidades a estes serviços”. 
 
Esta candidatura de 2017, foi delineada numa altura em que o Governo guineense pretendia efetuar uma nova divisão administrativa do País, que até ao momento não se veio a concretizar. 

 

Publicado a 23.06.2021