Imaginarius digital com balanço positivo
O primeiro momento da 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira que decorreu, maioritariamente, no palco digital, entre 27 e 30 de maio, termina com balanço positivo: mais de 87 000 visualizações em todo o mundo.
O Mapa Virtual Imaginarius, palco privilegiado do festival digital para 11 projetos criativos desta edição, registrou 87 381 visualizações, em 84 países de todo o mundo. Já a programação presencial – Instalações Interativas Despojos da Torre de Babel e O Cubo, na Quinta do Castelo, estreia de Very Very Funny, seguida de conversa com Rui Paixão e a equipa criativa, na Biblioteca Municipal, e o espetáculo Subtil Prelúdio à Humanidade, da SALTO – International Circus School, no auditório do Cineteatro António Lamoso – contou com a participação de 1 088 pessoas.
Em quatro dias, 171 artistas, oriundos de 5 países – Brasil, Espanha, França, México e Portugal –, protagonizaram 52 horas de conteúdos programáticos, repartidas por 14 criações artísticas, 9 estreias absolutas e 5 estreias nacionais.
Esta primeira etapa do festival fica marcada pela transição digital, uma opção delineada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, antes da pandemia, com o intuito de alargar o alcance do festival a novos públicos. O Mapa Virtual Imaginarius fomentou a descentralização do festival a todo o território, permitindo aos novos e diferentes públicos experienciar as artes, mas também reconhecer o valor dos ativos culturais e naturais do concelho, nomeadamente o Castelo, os Museus, o Castro de Romariz, o Parque das Ribeiras do Inha, o Porto Carvoeiro, entre outros.
O Imaginarius Digital possibilitou também, pela primeira vez, a participação da comunidade de públicos na avaliação dos cinco projetos em competição – A Ciegas, Espanha, Risas de Papel, México, Poemas com Cheirinho, Portugal, Dandelion or the Theory of Possible Worlds, França, e Histórias Encaixotadas, Brasil –, no âmbito do concurso internacional Mais Imaginarius. O projeto artístico vencedor será convidado a criar, em residência, um novo espetáculo para estreia na 21ª edição do Imaginarius, em 2022.
Numa dinâmica de intercâmbio internacional, o festival acolheu ainda o CS LAB#6, laboratório internacional organizado pela Circostrada Network, em parceria com o Imaginarius, que contou com 3 palestras, 2 workshops, 1 showcase, 1 jantar sensorial performativo, 4 visitas, entre outros momentos para um total de 14 participantes oriundos do Brasil, Espanha, França, Inglaterra e Portugal. “Have we burnt out culture” foi o tema desta edição que explorou diferentes áreas temáticas, nomeadamente a criatividade sob stress, brain plasticity, mental health and burbout, resistência, resiliência e o ato de cuidar, tanto ao nível individual, como coletivo, no setor das artes performativas.
O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua regressa, num segundo momento, de 9 a 12 de setembro ao seu palco principal, o espaço público e equipamentos municipais de Santa Maria da Feira.
Publicado a 01.06.2021