Sociedade

CIAC assinala Dia Mundial dos Direitos do Consumidor


Para assinalar o “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor – 15 Março” o CIAC - Centro de Informação Autárquico ao Consumidor pretende partilhar com todos os consumidores um vídeo da DGC sobre a temática tão pertinente “O Consumidor na Era Digital – Vantagens e Desafios”.

A atual realidade do mercado alterou-se, entrámos numa nova lógica de produção e distribuição, todavia os consumidores tiveram de se adaptar às novas exigências do mercado, bem como, os agentes económicos aos novos gostos e critérios dos consumidores.

As técnicas de marketing são muito poderosas pois conseguem levar o consumidor a comprar por impulso e não por necessidade. As empresas perceberam que a chave para o sucesso de vendas é: Dar a conhecer os seus produtos, criar no consumidor o desejo pelo produto e posteriormente levá-lo à compra.

Numa era altamente facilitada pelos recursos digitais disponíveis e simplificamos na mão de consumidor, basta pensarmos nos smartphones, tablets, portáteis, etc..- que vão desde as redes sociais, às plataformas e aos próprios sítios da internet.

Saber comprar produtos/serviços tem as suas regras, e estas, quando bem traçadas, podem evitar muitos conflitos.

Nesta sociedade de consumo digital, a moeda de troca nem sempre é física. Hoje começamos a assistir à sua progressiva substituição pelos meios de pagamento digitais: seja o cartão de crédito ou débito, o paypal, o homebanking, o MBway ou até as criptomoedas.

As compras online são atualmente cada vez mais habituais entre os consumidores portugueses, e tiveram um grande crescimento e aceleração com a pandemia, fazendo com que consumidores menos acostumados às tecnologias ou que tinham preferência pela compra em estabelecimento também recorressem a este tipo de venda à distância.

Os cuidados a ter antes e depois da compra, com destaque para a credibilidade do site, condições contratuais e meios de pagamento são algumas das recomendações da Direção-Geral do Consumidor.

Para que faça compras mais seguras, siga as recomendações da Direção-Geral do Consumidor, e partilhamos consigo este vídeo disponível em:

 

Para mais informações poderá contactar o CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor de Santa Maria da Feira através da linha verde 800203194 / 256370873 ou por email ciac@cm-feira.pt

Estamos aqui para o ajudar!