Município Sociedade

Município da Feira atribui voto de louvor a equipa multidisciplinar do CADCOZ

Com capacidade para 26 utentes, o Centro de Acolhimento de Doentes em Convalescença OZANAM foi assegurado por uma equipa de 50 pessoas num trabalho em parceria, cooperação e partilha de responsabilidades. Homenageando o seu serviço no combate à pandemia, o Município de Santa Maria da Feira atribuiu, em sede de Reunião de Câmara, um voto de louvor a todos os profissionais envolvidos nesta resposta.

O Município de Santa Maria da Feira, desde a primeira hora, implementou uma série de medidas de mitigação do impacto da Covid-19 no território, medidas essas que contemplaram apoios às pessoas mais isoladas e vulneráveis, como idosos, pessoas com doenças crónicas ou deficiência, sem retaguarda familiar, que necessitavam de refeições, bens alimentares, medicamentos e outros bens de primeira necessidade. Além destes apoios, a Autarquia deu suporte às IPSS concelhias, através do fornecimento de equipamentos de proteção individual, reorganização dos serviços e elaboração de candidaturas para reforço de pessoal, mantendo uma articulação constante com a área da Saúde no sentido da testagem rápida e total dos utentes e funcionários das várias estruturas residenciais para idosos e apoio domiciliário.

O aumento de casos e consequente risco de comprometer o funcionamento das unidades existentes tornou imperativa a criação de um equipamento de carácter supramunicipal para o alojamento de pessoas em situação de infeção confirmada de Covid-19 que, face à avaliação clínica, não necessitavam de internamento hospitalar. Assim, e por incumbência do Presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, com a colaboração da Segurança Social e da Saúde, surgiu a resposta CADCOZ – Centro de Acolhimento de Doentes em Convalescença OZANAM, em cumprimento do dever especial de cuidar das pessoas idosas. Uma resposta implementada em parceria com o ACES Feira/Arouca, Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro e Casa OZANAM – Associação das Obras Sociais de S. Vicente de Paulo.

O CADCOZ iniciou a sua atividade a 22 de abril e encerrou a 1 de agosto de 2020, baseando a atuação em três princípios: excelência dos cuidados, relação humana e afetiva e respeito pela dignidade e individualidade de cada utente. Com capacidade para 26 utentes, o serviço foi assegurado por uma equipa multidisciplinar de 50 pessoas composta por: Médico, Enfermeiros, Gerontóloga/Diretora Técnica, Assistente Social, Psicóloga, Fisioterapeuta, Ajudantes de Ação Direta, Auxiliares de Ação Médica, Auxiliares de Serviços Gerais e Voluntários. O serviço prestado pelo CADCOZ acabou por ser alvo de reconhecimento internacional pela International Hospital Federation, através da iniciativa Beyond the Call of Duty for Covid-19, que reconhece ações e respostas de hospitais e prestadores de serviços de saúde que foram além do dever. Um reconhecimento que decorre da articulação concertada entre o Município feirense e os diferentes agentes locais estratégicos pelo desenvolvimento do trabalho em parceria, cooperação e partilha de responsabilidades.

No âmbito desta resposta inovadora e eficaz na mitigação do vírus Covid-19, o Município decidiu atribuir, com aprovação em sede de Reunião de Câmara, um voto de louvor à equipa multidisciplinar que assegurou o funcionamento do CADCOZ desde o início da atividade até ao encerramento, e a todas as entidades públicas e privadas que se associaram a esta causa.

Publicado a 29.01.2021