Companhia Persona apresenta projeto ‘Memórias do Palato’

Um projeto que enaltece a gastronomia local ao compilar as receitas que fizeram parte da vida da comunidade feirense. Inspirado pelos testemunhos, o chef Luís Sotto Mayor criou uma receita única de frango do campo no forno.

‘Memórias do Palato’ é um projeto da Companhia Persona/Associação de Bailado e Artes Cénicas de Santa Maria da Feira contemplado nos apoios do PAC – Programa de Apoio à Cultura do Município de Santa Maria da Feira – Medida 1, destinada à Criação Local. Idealizado pela Companhia Persona, dirigida por Lígia Lebreiro e Simão Valinho, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma criação artística que cruza as artes performativas e digitais com as artes da culinária, tema sobretudo relevante na sequência da candidatura do Município à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da gastronomia.

O projeto enaltece o sabor como elemento artístico e pretende dar um contributo para a clarificação e divulgação da cozinha tradicional portuguesa, assim como para a promoção e dinamização dos espaços dedicados à memória cultural e artística, como o Museu de Santa Maria de Lamas, onde estava prevista inicialmente a apresentação do projeto. Devido aos constrangimentos da pandemia Covid-19, a companhia transitou a sua proposta artística para o formato digital. O vídeo documentário do projeto será partilhado no dia 2 de janeiro, às 11h00, na página do Facebook do Município de Santa Maria da Feira.

A base para a concretização partiu de uma residência artística realizada no Museu de Lamas, em que a Companhia Persona fez um convite à comunidade local para que partilhasse as suas memórias do palato. A residência reuniu várias receitas e testemunhos e, inspirado neles, o conceituado chef Luís Sotto Mayor preparou uma receita única de frango do campo com batatas parisienses e legumes, que se previa ser apresentada no Museu de Santa Maria de Lamas, em conjunto com projeções de videomapping e posterior degustação, através de um percurso deambulatório pelas salas do equipamento cultural.

‘Memórias do Palato’ é um projeto da Companhia Persona que conta com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e promete “ao longo de várias residências, desenvolver novos pratos, para que no final se consiga realizar um jantar imersivo e interativo que transforme o evento numa experiência sensorial e remeta para as nossas memórias do palato”, como explica Lígia Lebreiro.

Para assistir ao vídeo documentário na íntegra clique AQUI.

Publicado a 29.12.2020