25 anos de Ballet Contemporâneo do Norte celebrados com espetáculo e livro

Um espetáculo de fim de século e o lançamento de um livro que compila reflexões sobre a história da companhia são as propostas do Ballet Contemporâneo do Norte, integradas no FIMUV, para os próximos dias 20 e 25 de novembro. Uma forma de comemorar os 25 anos de atividade regular no campo da dança contemporânea.

O Ballet Contemporâneo do Norte (BCN) apresenta, no dia 20 de novembro, às 19h30, o espetáculo ‘Eurodance’, um regresso ao fim do século que ambiciona uma correção retroativa da realidade: o mundo acaba a 31 de dezembro de 1999, quando os computadores deixam de reconhecer a linguagem binária e tudo colapsa. A proposta é uma festa meteórica e uma viagem aos anos 90, através de bubblegum pop, happy hardcore, electropimba e outros estilos da década, para celebrar os 25 anos de atividade regular da companhia no campo da dança contemporânea.

Ainda, a 25 de novembro, às 19h30, o lançamento do livro ‘Sistema Infinitamente Imaterial’, obra que engloba uma série de reflexões sobre a história do Ballet Contemporâneo do Norte e a sua envolvente geográfica, política, social, institucional, cultural e emocional. A missão artística analisada através de contributos da história, criação coreográfica, literatura, filosofia, gestão cultural e práticas documentais retrata a identidade do BCN e aqueles que compõem a história da companhia. O espetáculo e lançamento do livro acontecem no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, inseridos no Festival Internacional de Música de Paços de Brandão (FIMUV), organizado pelo Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão (CiRAC).

Com base no anúncio governamental sobre as atuais medidas de combate à pandemia Covid-19, presentes no Decreto-Lei N.º 8/2020, os horários dos espetáculos previstos para este mês, no Cineteatro António Lamoso, foram antecipados, de forma a permitir que o público possa cumprir o seu dever cívico de recolhimento. Com novas regras, mas a mesma qualidade e um ainda maior entusiasmo, a programação regular no equipamento municipal contempla esta temporada 12 momentos culturais das mais diversas tipologias. Todas as recomendações da Direção Geral da Saúde foram acauteladas.

Publicado a 10/11/2020.