Educação

PRIMÁRIO apresenta agenda semestral de atividades


Apesar da atual crise pandémica, a vida não pára. O Futuro continua a ser sonhado e, principalmente no que à Educação dos jovens diz respeito, as estratégias têm de ser delineadas e implementadas porque a sua formação não pode ficar suspensa. Em Santa Maria da Feira, a Câmara Municipal não parou e o projeto de Educação Criativa – PRIMÁRIO – apresenta já a sua agenda de atividades até fevereiro de 2021, disponível para consulta em www.primario.pt. Encontros, momentos de reflexão e partilha, oficinas e conversas com a comunidade são algumas das ações previstas.

Na vanguarda da educação criativa, o Município de Santa Maria da Feira pretende criar um referencial formativo de dimensão nacional, alicerçado na evolução da sociedade e na adaptabilidade dos modelos e metodologias de ensino, qualificando o contexto da aprendizagem a partir da experiência pessoal dos estudantes e evocando discursos artísticos contemporâneos. Nesta linha, o PRIMÁRIO apresenta, até fevereiro de 2021, uma agenda de atividades que explora cruzamentos entre diversos níveis do conhecimento e experiências, sendo transversal a todos os públicos.

No contexto de sala de aula, as propostas apresentadas desafiam os alunos, através do projeto Germinar, com oficinas e laboratórios multidisciplinares, incluindo o Laboratório de Caracterização e Fotografia (Guilherme Henriques e Joana da Silva), o Laboratório de Movimento Contemporâneo (Diogo Santos), Laboratório de Comunicação Radiofónica (Renato Ferreira), Laboratório de Inteligência Emocional e Consciência Social (Diana

Carneiro, Joana Rodrigues e Rita Cardoso), entre outros. Numa outra perspetiva educativa, o PRIMÁRIO estende-se a contextos multidisciplinares e parcerias com distintos projetos em todo o território do município de Santa Maria da Feira. Nos próximos meses, aquele espaço irá acolher múltiplas atividades, abrindo ainda as suas portas à comunidade para conversas temáticas com especialistas e um focus group com vista ao desenvolvimento integrado do projeto.

O PRIMÁRIO é um projeto criativo municipal que pretende cruzar as artes performativas com as artes visuais, considerando ainda os conteúdos digitais e recuperando os contextos tradicionais e artesanais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um ambiente criativo apto a estimular o trabalho artístico jovem através da educação criativa. O conceito não se esgota apenas num espaço de treino ou ensaio, indo mais além: pretende estimular a investigação e a autodescoberta, promover a partilha de competências, através do contacto dos jovens com perfis, especialidades e conhecimentos diferenciados, num ambiente que encara a capacitação e o desenvolvimento de competências como elos primordiais da formação no século XXI.

O PRIMÁRIO surge como espaço qualificado de promoção da criatividade, com apoio técnico e formativo em diferentes domínios, orientado para a profissionalização das novas gerações e o seu posicionamento no mercado cultural qualificado e com referências criadas pelos modelos de ensino. O PRIMÁRIO funciona em complemento ao plano curricular oficial, através de um espaço de trabalho com recurso a salas/oficinas que possam transformar-se em laboratórios de exploração criativa, capazes de estimular o desenvolvimento de grupos trabalho informais com uma aprendizagem baseada na experimentação e na prática quotidiana.

 

Publicado em 6/10/2020.