Obras Municipais

Presidente da Câmara acompanha obra do Arquivo Municipal


O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, visitou a 29 de setembro, a obra do Arquivo Municipal, acompanhado pelo vereador responsável pelo Pelouro das Obras Municipais, António Topa Gomes, e pelo Presidente da União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo, Fernando Leão. Até ao final do próximo ano, no centro histórico de Santa Maria da Feira, concluir-se-á o novo edifício que será o “guardião” da História do concelho.

Com um investimento que ascende os 3 milhões de euros, o Arquivo Municipal será um local privilegiado de trabalho para investigação e irá reunir, num único espaço, toda a informação e património documental que “conta” a História do território e das suas gentes. Esta intervenção permitirá também a requalificação de todo o espaço envolvente à Igreja da Misericórdia a Norte, transformando este importante quarteirão do centro histórico de Santa Maria da Feira.

Na ocasião, o edil feirense frisou a importância desta obra para todo o concelho de Santa Maria da Feira, permitindo “recuperar um espaço que se encontrava degradado, transformando-o no nosso Arquivo Municipal, que reunirá um importante acervo documental” e, simultaneamente, continuou o autarca “dará a nobreza devida a este espaço público que com a sua praça exterior tornar-se-á, com certeza, numa zona de estar e de lazer de excelência”.

A António Topa Gomes, vereador da autarquia com a responsabilidade das obras municipais, coube falar sobre o estado da obra e as suas especificidades: “atualmente a obra está na fase da construção civil clássica e, a olhar para o seu desenvolvimento, os prazos previstos serão cumpridos, o que significa que a obra estará concluída até dezembro do próximo ano”.

De referir ainda que a qualidade da informação produzida e a resposta às necessidades de todos os serviços, cidadãos e empresas foram assumidas como pontos estratégicos na intervenção da Câmara Municipal. Neste âmbito, a autarquia está a agir em duas vertentes: por um lado, com a construção do edifício de raiz do Arquivo Municipal, e, por outro, com a implementação do Sistema Integrado de Gestão de Informação do Município.

 

Publicado a 29/09/2020