Câmara destaca diversidade da oferta formativa em Santa Maria da Feira

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira acaba de lançar uma nova brochura que reúne a enorme diversidade da oferta formativa em todo o território, apoiando, desta forma, alunos e encarregados de educação num dos momentos mais marcantes do seu percurso educativo: a escolha do curso de ensino secundário. A publicação sintetiza e esclarece a globalidade da oferta formativa no concelho, assumindo-se como um documento de apoio à escolha individual tendo em conta o perfil do aluno.

Tendo em conta o momento que atravessamos e dando continuidade ao apoio à distância à comunidade escolar, a autarquia feirense lançou também uma campanha informativa que pretende apoiar os jovens para uma escolha vocacional assertiva. Encarando ainda os desafios da sociedade atual, o ecossistema educativo de Santa Maria da Feira considera distintas abordagens, incluindo cursos científico-humanísticos, cursos profissionais e cursos de aprendizagem, possibilitando uma formação direcionada às expectativas, perfis e necessidades do mercado de trabalho. Nesta diversidade formativa incluiu-se igualmente a aposta nos novos cursos que oferecem competências com grande procura pelas empresas tecnológicas: curso técnico superior profissional – CTESP.

O largo espetro de oferta formativa ao nível dos cursos profissionais serve de mote para a campanha de informação e sensibilização lançada pelo município, perspetivando um aumento da procura por opções formativas que conferem qualificações técnicas imediatas, sem prejudicar legítimas expectativas futuras de continuação de estudos ao nível superior. Quebrar o paradigma do ensino profissional é um desafio para a sociedade.

A Câmara da Feira continua a trabalhar, diariamente, para oferecer aos feirenses recursos e ferramentas educativas de qualidade, a partir dos melhores exemplos de boas práticas. Focando metodologias de educação criativa pretende-se estimular novas competências e perspetivar profissionais cada mais especializados para as reais necessidades do mercado de trabalho.

Consulte a brochura digital da oferta formativa.

Publicado em 03/07/2020

(GCRPI)