Obras Municipais

Câmara da Feira avança com construção da Piscina Municipal de Canedo

A Piscina Municipal de Canedo, equipamento que se insere na estratégia de promoção da saúde e bem-estar do Município de Santa Maria da Feira e há muito ansiado pela população do Nordeste do concelho, vai ser uma realidade. O projeto e o lançamento do concurso público foram aprovados na última reunião de Câmara, realizada a 1 de junho.

Com um investimento da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira que ascende a três milhões de euros, a Piscina Municipal de Canedo vai nascer num terreno municipal com mais de 11 000m2, num local privilegiado junto ao complexo de escolas, ao Centro Social e à sede da União das Freguesias, e com excelentes acessos.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, congratula-se com a concretização desta obra, não só para a população da União das Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior, que há muito a aguardava, mas também para todo o território, “sendo mais um fator de competitividade para o nosso município e potenciador do seu desenvolvimento”, frisa e vai mais além, definindo este complexo de “interesse regional, considerando o elevado número de habitantes que irá abranger no seu raio de influência, dada a proximidade a vários municípios vizinhos”.

O início do processo de construção deste complexo desportivo nesta altura de crise pandémica pretende, de acordo com o edil feirense, “dar um sinal positivo à sociedade, de esperança e de retoma de atividades, continuando a fazer investimento público para a dinamização da economia”.

O projeto da Piscina Municipal de Canedo é composto por duas áreas distintas, uma piscina de aprendizagem, com um tanque de 25mx12,5m com seis pistas, e um conjunto de ginásios e salas de atividades desportivas, entre todas as outras áreas de serviços, balneários e vestiários. Como forma de dinamizar o espaço exterior, o projeto prevê áreas para circuito de manutenção e áreas de lazer para usufruto dos utilizadores do equipamento.

O Complexo Desportivo, com a piscina e os restantes equipamentos, será um complemento importante para o desenvolvimento físico e intelectual dos jovens, em particular, e da população em geral. Especificamente para a população sénior, este complexo disponibilizará uma área de fisioterapia e de hidroginástica.

Prevê-se que a obra da construção da Piscina Municipal de Canedo se inicie no primeiro trimestre do próximo ano, estando concluída no prazo de dois anos, após o início das obras.