Município Educação Ação Social

Música orquestral reúne 35 jovens e professores de vários países


De 27 a 31 de maio, 35 jovens e professores de Itália, Portugal (Santa Maria da Feira) e Sérvia estão reunidos, através de videoconferência, para criar Música, concluindo as criações musicais desenvolvidas nos workshops de composição, dando forma ao “Campus Musical Online 2020”, no âmbito do Projeto “Pinocchio Joins The Orchestra” – Erasmus +.

Nos últimos dois anos, estes jovens reuniam-se num Campus Musical e, presencialmente, trocavam experiências, aprendiam novas abordagens musicais e desenvolviam criações musicais. A atual crise pandémica não permitiu a presença física, mas o projeto adequou-se à nova realidade e as novas tecnologias deram uma ajuda.

O parceiro português – Município de Santa Maria da Feira, com a Orquestra Criativa – organiza esta edição, um pouco diferente na forma, mas com os mesmos objetivos: promover o intercâmbio cultural, o conhecimento de novas pessoas e maneiras diferentes de abordar a música, proporcionar aos jovens músicos experiências diversas, enriquecedoras e com impacto positivo na sua formação, enquanto cidadãos e futuros músicos.

Nestes cinco dias, os jovens têm a oportunidade de desenvolver um laboratório de música onde dão vida a uma faixa de áudio, com recurso às ferramentas digitais disponíveis na plataforma www.pinocchio.band; uma oficina de artes plásticas, através da qual criarão as imagens para um vídeo; percussão corporal; jogos de interação; entre muitas outras atividades que tornarão esta experiência enriquecedora.

Deste Campus Musical Online 2020 resultará um videoclip da música “A Ilha das Abelhas Laboriosas” que será apresentado ao mundo, no dia 5 de junho, nas redes sociais do Município de Santa Maria da Feira, dos restantes parceiros internacionais, mas também das Escolas de Pisa. Antes, dia 3 de junho, o Município de Santa Maria da Feira revela, também de forma virtual, na sua página de Facebook, um vídeo que espelha o trabalho realizado por estes 35 alunos e professores, partilhando as atividades desenvolvidas e as experiências vividas.

“Pinocchio Joins The Orchestra” é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+, da União Europeia, e tem como objetivo principal promover a música, em particular a música orquestral, como ferramenta de ensino, através do recurso à comunicação universal e interação social. O projeto convida os seus jovens participantes, estudantes de diferentes países europeus, a um processo de maturação não muito diferente do realizado pelo famoso boneco Pinóquio, criado por Carlo Collodi.

Os parceiros internacionais de Pinóquio que se juntam à orquestra são o Instituto Compreensivo Liana Strenta Tongiorgi (Itália); o Município de Santa Maria da Feira (Portugal); o Music Art Project (Sérvia); a Fundação Nacional Carlo Collodi (Itália); o Open Street Festival Aisbl (Bélgica).

 

Publicado em 27/05/2020

(GCRPI)