Município Cultura Associativismo

Cerca de 87 000 euros disponibilizados já para associativismo cultural feirense

A partir de 18 de maio, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai transferir cerca de 87 000 euros para o associativismo cultural, uma verba que representa 60% dos mais de 144 000 euros previstos para este ano, no âmbito do Programa de Apoio a Projetos Culturais (PAPC).

Os protocolos de parceria do PAPC foram assinados pelo presidente da Câmara, no início da semana, e pelos agentes culturais entre a tarde do dia 15 e a manhã do dia 16 de maio, no ICC – Imaginarius Centro de Criação, respeitando todas as recomendações de segurança da Direção-Geral da Saúde.

O PAPC é um instrumento de desenvolvimento do setor cultural e criativo associativo de todo o concelho e tem-se assumido, desde a sua implementação, em 2015, como um compromisso que reforça a integração do movimento associativo na ação cultural do Município de Santa Maria da Feira. Este programa municipal promove igualmente a cooperação, as relações de parceria e complementaridade, potenciando as sinergias entre os diversos agentes e as instituições do território.

A Cultura é, indiscutivelmente, um dos setores que mais está a sofrer os efeitos nefastos causados pela atual pandemia e, considerando que o território de Santa Maria da Feira regista cerca de 300 entidades a operar na cultura, entre artistas independentes, de diferentes áreas artísticas, associações e empresas, a Câmara Municipal avançou com um conjunto de apoios para o Sector da Cultura procurando atenuar, como refere o autarca Emídio Sousa, “as dificuldades daqueles que, ao longo dos anos, contribuíram para a afirmação e consolidação de uma das marcas identitárias do nosso território, a Cultura”.

No âmbito do apoio à cultura, a Câmara da Feira vai manter os apoios concedidos no Programa de Apoio a Projetos Culturais (PAPC) 2020 e Protocolos de Parceria Plurianuais (2018-2021), bem como o ajuste da calendarização dos projetos até 12 meses, desde a data inicialmente prevista para a sua realização. O prazo para entrega dos relatórios dos projetos financiados pelo PAPC, em 2019, será alargado até um trimestre, agilizando-se ainda os procedimentos dos pagamentos da parte restante, após validação técnica dos respetivos relatórios.

Está igualmente prevista, neste pacote de medidas de apoio à cultura do município de Santa Maria da Feira, a antecipação para julho, ao invés do previsto mês de outubro, da abertura dos concursos às medidas 1 e 2 do novo Programa Municipal de Apoio à Cultura, disponibilizando a autarquia para este efeito um investimento que ronda os 100 000 euros.

A Câmara Municipal permitirá ainda o reagendamento dos espetáculos dos equipamentos culturais municipais já programados e anunciados à data do seu encerramento, até 12 meses após a data inicialmente prevista para a sua realização.

De referir também que a Câmara de Santa Maria da Feira disponibiliza, a todos os agentes culturais do concelho, assessoria e apoio técnico nos procedimentos de submissão de candidatura e pedidos de apoio a entidades governamentais e não governamentais, através dos seus Serviços de Cultura e Associativismo Cultural – T: 256 370 820 ou do email: pelouroctbm@cm-feira.pt.