Sociedade Avisos

Presidente reorganiza funcionamento da Câmara de Santa Maria da Feira

A atual situação de emergência de saúde pública e considerando a existência de vários casos de COVID-19 confirmados pela Autoridade de Saúde, no concelho de Santa Maria da Feira e concelhos limítrofes, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira determinou, ao início da noite de ontem, 13 de março, através de despacho, a reorganização do funcionamento dos serviços municipais, a vigorar já a partir de segunda-feira, 16 de março.

O autarca feirense determinou o recurso ao teletrabalho, em todos os serviços onde esta forma de trabalho seja possível, mantendo-se os trabalhadores disponíveis e contactáveis durante o período normal de expediente.

Relativamente aos equipamentos que foram encerrados, na sequência das primeiras medidas preventivas adotadas pelo Município, e nos casos em que não seja possível o teletrabalho, os funcionários da Câmara Municipal são temporariamente dispensados, devendo, no entanto, evitar o contacto social, permanecer no seu domicílio e estar permanentemente contactáveis e disponíveis para eventuais situações de emergência.

Os trabalhadores dos serviços operacionais, nomeadamente das brigadas de trabalho externo, serão escalados em regime de rotatividade e em função das disponibilidades. No período em que não estiverem escalados para trabalhar devem também evitar o contacto social, permanecer no seu domicílio e estar permanentemente contactáveis e disponíveis para eventuais situações de emergência.

O despacho refere ainda que os restantes trabalhadores devem comparecer no seu local de trabalho, assegurando os serviços essenciais da organização e apoiando as atividades fundamentais de outros serviços públicos.

Emídio Sousa afirma que uma pandemia com esta dimensão e gravidade “exige respostas ponderadas e responsáveis; estamos perante uma situação de emergência de saúde pública”, acrescentando que “cada um de nós é um exemplo para os nossos cidadãos. Todos temos a responsabilidade de proteger a nossa família, a comunidade e a nós próprios”.