Jornadas da Juventude 2014: Inclusão Social, Emprego e Voluntariado


11, 12 e 13 de novembro – Encontro pretende envolver 300 jovens, especialistas e decisores políticos na discussão destas questões globais

 

As Jornadas da Juventude dedicadas à Inclusão Social, ao Emprego e ao Voluntariado, temáticas que a instituição tem trabalhado amplamente em prol dos jovens no âmbito da sua missão de inserção dos jovens na vida ativa e profissional. Organizadas em estreita parceria entre a Fundação da Juventude com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o CNJ - Conselho Nacional da Juventude e o ISVOUGA, as Jornadas tiveram lugar entre os dias 11 e 13 de Dezembro, no ISVOUGA, Stª. Maria da Feira.

O objetivo das Jornadas foi contribuir para uma reflexão alargada e aprofundada sobre a inclusão social, emprego e voluntariado, enriquecendo a sua problematização e dando voz aos jovens para que possam debater estas questões com especialistas e decisores políticos.

A abertura das Jornadas iniciou-se com um painel subordinado aos temas centrais das Jornadas, contando com comunicações de vários convidados, entre os quais se destaca o Secretário de Estado do Desporto e Juventude Dr. Emídio Guerreiro.

As Jornadas prosseguiram com um conjunto de grupos de trabalho, workshops e sessões plenárias nos quais foram abordadas várias temáticas, tendo como ponto central a análise dos problemas que afetam a juventude na atualidade: Geração de Valor Social; Voluntariado; Desenvolvimento de Competências; Redução de comportamentos de risco; Emprego Jovem; Inclusão social: que respostas; Linhas de Orientação para Aumentar a Empregabilidade Jovem em Portugal; Igualdade de género: principais atores e estratégias, entre outros.

Neste âmbito, as Jornadas contaram com vários oradores, especialistas e decisores políticos, que contribuiram para que sejam propostas recomendações, medidas e ações de crescimento sustentável e inclusivo: Decisores políticos (Eurodeputados portugueses e Deputados à Assembleia da República); TESE; PISTA MÀGICA; ESLIDER PORTUGAL; Confederação Portuguesa do Voluntariado; ISU – Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária; Cidade das Profissões; IEFP; MUNDO SEGUNDO; Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto – A Pele; Agência Nacional ERASMUS+ Juventude em Acção; Make It Happen Coaching; EPIS- Empresários pela Inclusão Social; Projecto PROVE (motivação, autoconhecimento, controle emocional), entre outros.

Cerca de 300 jovens de todo o país, com idades entre os 15 e os 30 anos, beneficiaram das catividades formativas, plenárias, de debate, teatro fórum e de animação cultural do evento, destacando-se o concerto dos the Loyd, no dia 12 de Dezembro, na Casa do Povo de Santa Maria da Feira.

O encerramento das Jornadas ficou a cargo do Secretário de Estado do Emprego Dr. Octávio Oliveira