jornadas da juventude: cidadania global - jovens e o mundo

O projeto A(gentes) M tem como objetivo primordial a promoção de comportamentos de cidadania ativa, a inclusão social e a solidariedade entre os jovens; e a discussão de temas prioritários entre os decisores políticos com vista a obter resultados úteis que sirvam a política da juventude a nível europeu.

O projeto desenvolver-se-á em dois momentos principais:

Implementação do Programa de Cidadania Ativa

Serão dinamizadas 5 sessões que trabalharão conceitos do domínio da cidadania e da inclusão social, a capacitação dos jovens e a criação de redes de partilha e cooperação. Com recurso à metodologia de educação não formal, os jovens A(gentes) M vão trabalhar as suas Soft Skills e aprofundar o seu conhecimento sobre as Políticas da Juventude. Esta abordagem é desenvolvida de forma informal com a participação direta dos decisores políticos numa perspetiva de debate conjunto sobre as prioridades, implementação e acompanhamento da cooperação europeia no domínio da juventude.

Jornadas da Juventude: Cidadania Global - Jovens e o Mundo. Apresentação dos resultados obtidos no âmbito do programa de cidadania ativa, numa base de partilha local e nacional.

Serão criados espaços privilegiados para o debate aberto, inclusivo e participativo em formato de jornadas (três dias), onde participarão cerca de 180 jovens até aos 30 anos de idade e decisores políticos. Neste evento serão trabalhados temas prioritários entre os decisores políticos com vista a obter resultados úteis que sirvam a política da juventude a nível europeu, nos 8 domínios do Diálogo Estruturado: educação e formação; emprego e empreendedorismo; saúde e bem-estar; participação; voluntariado; inclusão social; jovens e o mundo; e inovação e criatividade.

http://www.fjuventude.pt/pt/1507/jornadas-da-juventude-cidadania-global---jovens-e-o-mundo.aspx