Sociedade Urbanismo

Novos autocarros UNIR transformam mobilidade em Santa Maria da Feira

A partir de 1 de dezembro, os novos autocarros UNIR chegam ao concelho de Santa Maria da Feira, transformando a mobilidade em todo o território. Uma nova rede de transporte público rodoviário de passageiros que serve todos os municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), com autocarros movidos a energia limpa e sustentáveis, uma rede uniformizada de linhas, mais eficiente e integrada, e com um sistema de bilhética único: o Andante.

O concelho de Santa Maria da Feira passará a estar servido por um serviço público de autocarros que utiliza os percursos já existentes e cria novas linhas, melhorando o serviço prestado aos utentes e assegurando a ligação a todos os municípios da AMP. Os autocarros UNIR vão também funcionar de forma integrada com o Metro, o comboio, o metrobus e os múltiplos interfaces de transportes metropolitanos.

A rede UNIR funciona com a bilhética ANDANTE, com bilhetes mais económicos do que o atual bilhete adquirido a bordo dos autocarros. Passam a existir dois tipos de bilhetes – título ocasional e o passe mensal ANDANTE – que permitem circular não só nos autocarros UNIR, mas também fazer transbordos para outros modos de transporte, sem mudar de título.

O título ocasional (carregável até 10 viagens) pode ser adquirido e recarregado nas múltiplas payshops aderentes, disponíveis em todo o concelho, cuja localização está disponível em www.linhaandante.com.

O passe mensal ANDANTE deve ser adquirido no Atendimento Municipal da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira (no edifício do Arquivo Municipal junto à Segurança Social de Santa Maria da Feira) e carregado nas payshops ou multibancos. Está igualmente disponível a APP ANDA que permite a utilização simplificada deste sistema de transportes públicos, dispensando o recurso ao cartão físico.

As linhas dos operadores Feirense, Autoviação de Souto, Transdev, UTC e MGC mantêm-se, mas passam a ser servidas apenas pelos autocarros UNIR. A conversão de linhas, as paragens e os horários estão disponíveis para consulta em www.unirmobilidade.pt e no menu Mobilidade e Transportes deste portal. Todas as juntas e uniões de freguesia do concelho dispõem igualmente de informação para esclarecer quaisquer dúvidas dos utentes.

A implementação de uma nova rede de transporte público rodoviário de passageiros é uma operação complexa que pode implicar, nesta fase inicial, alguns ajustes. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira disponibiliza, por isso, um serviço de atendimento telefónico, complementado por um e-mail, para comunicação de qualquer eventualidade.

Gabinete de Transportes e Mobilidade da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
T: 256 370 800 | Tlm: 921 134 812 | Email: transportes.mobilidade@cm-feira.pt

Publicado a 22 de novembro de 2023