Educação Juventude Sociedade

Festival Nacional de Robótica no Europarque


De 29 de abril a 1 de maio, Santa Maria da Feira recebe o Festival Nacional de Robótica 2022, promovido pela autarquia feirense em parceria com a EDU.TECH – Bots & Kids e Sociedade Portuguesa de Robótica. Pelo Europarque vão passar 360 competidores, maioritariamente portugueses, mas também oriundos da Alemanha, Brasil, China, Irão e Paquistão. Deste evento sairão as equipas nacionais que vão participar no campeonato do mundo de robótica RoboCup, que terá lugar em julho na Tailândia.

Este encontro nacional, que atrai anualmente centenas de alunos de escolas básicas e secundárias, instituições de ensino superior, professores e investigadores, visa promover e estimular o ensino, a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e as diferentes aplicações na área da robótica.

Considerado um fórum privilegiado para a sensibilização e captação de jovens para carreiras na área das ciências e tecnologias, o Festival Nacional de Robótica aposta em três áreas centrais de intervenção: o encontro científico internacional ICARSC – International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions, que reúne investigadores da indústria e do meio académico para apresentação e debate das últimas tendências de investigação e tecnologia na área da robótica, durante o qual serão apresentados 40 trabalhos científicos provenientes de 12 países; as competições de robótica juniores e seniores; e as demonstrações de caráter didático, que dão a conhecer as bases da robótica a jovens e a formadores.

Realizado em Portugal desde 2001, este evento soma relevantes contributos para o desenvolvimento e investigação em robótica e automação no país, para além da sua difusão junto do público em geral. A partilha de sinergias entre grupos nacionais e internacionais da área da robótica, e o apuramento das equipas portuguesas que vão participar no evento mundial RoboCup, a realizar entre 11 e 17 de julho, na Tailândia, são duas ações de mediação internacional destacadas pelas entidades promotoras.

O Festival Nacional de Robótica é um evento certificado como RoboCup e tem o alto patrocínio do Presidente da República “pela sua relevância para o incentivo dos jovens a aderirem a carreiras na área das ciências e tecnologias”, contando ainda com o apoio da Ciência Viva e o apoio logístico da Modal Creativity.

O encontro decorre no Europarque, em Santa Maria da Feira, de 29 de abril a 1 de maio, entre as 10h00 e as 20h00. O acesso é gratuito e aberto a todos os interessados. A visita inaugural está marcada para as 15h00 do primeiro dia.

Mais informações em www.festivalnacionalrobotica.pt.

 

Publicado a 26.04.2022