Cultura Grandes eventos

Artistas internacionais e locais protagonizam ópera que exalta o amor, a perda e o desejo


Inspirada no mito grego Orfeo e Eurydice e na história árabe de amor entre Layla e Majnun, a Ópera Orfeo & Majnun, que sobe ao palco do Cineteatro António Lamoso a 12 de setembro, às 19h00, integrada na programação do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, leva os espectadores numa viagem pelos elementos mitológicos do ocidente e do oriente, através da música e da poesia, interpretada por artistas internacionais e locais, numa união de diversas origens e culturas.

Em palco, nove artistas internacionais – 5 músicos e 4 solistas –, o coro formado por 20 artistas locais de 4 associações culturais do território feirense e a narradora Maria Mata, transmitem, sempre na perspetiva feminina de Layla & Eurydice, as particularidades da visão destas duas culturas, centradas no amor, na perda e no desejo. Os músicos que integram o coro da Ópera Orfeo & Majnun pertencem ao CIRAC – Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão, à Casa de Gaia – Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe, ao Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira e à Voltado a Poente – Associação Cultural.

Orfeo & Majnun é um projeto intercultural, interdisciplinar e inclusivo, alicerçado nos valores humanos que unem a diversidade cultural de duas narrativas: o mito grego Orfeo & Majnun e a história árabe de amor entre Layla e Majnun. O projeto promove um conjunto de processos participativos com cidadãos de várias gerações e contextos culturais e sociais. Enquanto cocriação em itinerância por várias cidades europeias, em cada território que encontra celebra a abrangência e a diversidade das comunidades e dos seus artistas que recorrem às mais diversas linguagens para se expressarem sobre a tríade de emoções que pontua o projeto: o amor, a perda e o desejo.

Em Santa Maria da Feira, cidade que encerra este projeto europeu, o Orfeo & Majnun integra a programação do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, com diferentes iniciativas e ações, culminando com a Ópera Orfeo & Majnun.

Cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia, o projeto Orfeo & Majnun tem como parceiros o Festival d’Aix-en-Provence, La Monnaie / De Munt, Krakow International Festival, Operadagen Rotterdam, Município de Santa Maria da Feira, European Capital of Culture Valleta 2018 e Wiener Konzerthaus.

A Ópera Orfeo & Majnun tem entrada gratuita e lotação limitada. A reserva dos bilhetes pode ser efetuada em www.bol.pt.

Os espetáculos que integram o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua cumprem com as recomendações de saúde e segurança da DGS.

O programa completo da 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua está disponível em www.imaginarius.pt.

 

Publicado a 06.09.2021