Juventude

Conversas inspiradoras sem local marcado com oradores de renome e temáticas atuais

No início de setembro, as SMF Youth Talks regressam a Santa Maria da Feira sem segredos, exceto o local onde vão acontecer. As datas, os temas e os oradores das três conversas temáticas para jovens já são conhecidos, mas sobre os locais sabe-se apenas que serão improváveis e “fora da caixa”, algures no concelho. Só na véspera os participantes recebem as coordenadas que os conduzem ao ponto de encontro, mas os lugares exatos são uma incógnita até ao último minuto.

Esta é uma das marcas diferenciadoras das SMF Youth Talks, conversas informais de reflexão, contraditório e inspiração, que este ano acontecem nos primeiros três sábados de setembro, sempre das 16h00 às 18h00, com uma dupla de oradores de renome em cada sessão: a humorista Beatriz Gosta e a psicóloga Telma Miranda; os músicos Bárbara Bandeira e Noiserv; o jornalista Sebastião Bugalho e o comentador político António Rolo Duarte. A moderação estará a cargo de jovens do concelho de Santa Maria da Feira.

“Saúde Mental” é o tema da primeira conversa, agendada para 4 de setembro. A abordagem técnica estará a cargo de Telma Miranda, mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, psicóloga no Complexo de Neurointervenção da Cruz Vermelha Portuguesa, com experiência profissional em estreito contacto com a área da neuropsicologia em contexto hospitalar. A irreverente Beatriz Gosta, conhecida do público pelas suas intervenções no Youtube e no programa “5 para a Meia Noite” da RTP, vai partilhar com os jovens as suas melhores histórias, com o seu jeito inconfundível de ser.

A segunda talk, marcada para 11 de setembro, tem como tema “Jovens & Cultura no Séc. XXI” e conta com a participação da cantora Bárbara Bandeira, que partilhará com os jovens o seu percurso no mundo da música. A artista de 20 anos estreou-se profissionalmente em 2015, foi distinguida em 2017 com um Globo de Ouro para Revelação do Ano e, em novembro deste ano, tem estreia marcada para o Coliseu dos Recreios. A par de Bárbara Bandeira vai estar Noiserv, multi-instrumentista a quem já chamaram “homem orquestra” ou “banda de um homem só” e que, em 2020, regressou às edições discográficas com um trabalho escrito inteiramente em português – “Uma Palavra Começada Por N”.

A terceira e última conversa das SMF Youth Talks vai juntar, dia 18 de setembro, o jornalista Sebastião Bugalho e o comentador político António Rolo Duarte, numa conversa dedicada às “Políticas no Mundo”. Sebastião Bugalho tem 26 anos, estudou Ciência Política na Universidade Católica, foi jornalista no diário i e no semanário SOL, escreveu opinião no Observador e colabora atualmente com o Diário de Notícias. Marcou presença em debates televisivos na TVI, RTP e SIC Notícias e atualmente é anfitrião da “Lei da Bolha” na TVI24, aos sábados à noite. António Rolo Duarte é doutorando em História na Universidade de Cambridge, foi comentador político na TVI 24 e na RDP Internacional, e diretor da revista inglesa TMM

As SMF Youth Talks são conversas para jovens, dos 16 aos 30 anos, que proporcionam momentos de aprendizagem, partilha, consciencialização e crescimento pessoal. As temáticas são definidas em função de problemáticas atuais, procurando despertar a sensibilidade, reflexão e a consciência crítica.

A participação é limitada a 30 jovens por sessão, estando sujeita a inscrição prévia em www.cm-feira.pt/juventude e a um custo simbólico de 3€ por talk.

Para mais informações, os interessados devem contactar o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, através do telefone 256 370 887 ou email juventude@cm-feira.pt.

Publicado a 06.08.2021