Sociedade

COVID-19: Vacinação em Santa Maria da Feira arranca esta quarta-feira para grupos prioritários

De forma a tornar mais eficaz a resposta do Plano de Vacinação contra a Covid-19, ACES Feira/Arouca e Município de Santa Maria da Feira uniram esforços na criação de um espaço de vacinação nas instalações do Cineteatro António Lamoso. O centro de vacinação arranca a 17 de fevereiro, com a vacinação dos grupos prioritários definidos nas normas DGS para esta fase.

O Plano de Vacinação contra a Covid-19 continua em curso por todo o país e, no sentido de permitir a massificação e aceleração do processo de vacinação, o ACES Feira/Arouca, com a colaboração da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, instalou no espaço do Cineteatro António Lamoso um centro de vacinação temporário. O novo centro inicia a sua atividade em pleno a 17 de fevereiro, seguindo a orientação da criação de centros de vacinação de dimensão variável, adaptáveis e flexíveis à disposição de vacinação, geografia e demografia de cada local, com as condições necessárias ao cumprimento das medidas de prevenção e controlo de infeção.

Nas próximas semanas, serão vacinados os grupos prioritários: pessoas dos 50 aos 79 anos, com patologias como insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, e DPOC ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório ou oxigenoterapia de longa duração; e pessoas com 80 ou mais anos. Os utentes serão contactados, preferencialmente, via SMS, à qual devem responder para efetivar a marcação. Caso o utente não responda ou não tenha contacto por telemóvel, os serviços contactarão via carta ou telefone.

O centro de vacinação funcionará de segunda-feira a domingo, das 9h00 às 20h00, com agendamento prévio. Para facilitar o acesso ao espaço, a Câmara Municipal identificou espaços de estacionamento exclusivos para utentes junto ao Cineteatro António Lamoso. Os espaços estão repartidos entre a Rua Prof. Egas Moniz e o recreio da EB N.º 1 de Santa Maria da Feira, num total de 54 lugares disponíveis para o efeito.

Publicado a 16.02.2021