Sociedade

Dia da Floresta Autóctone: Faça um percurso à procura de espécies autóctones. Quantas identificou?


Ciente da importância da conservação das florestas naturais e da sua preservação, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira pretende assinalar o Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro, com um desafio a pequenos e graúdos, convidando-os a partir à “descoberta” das espécies originárias da nossa região.

Uma Floresta Autóctone é uma floresta com espécies originárias do território onde habitam, adaptadas às condições físico-químicas do meio. A preservação da nossa floresta autóctone é muito importante para a manutenção do equilíbrio dos nossos ecossistemas.

 

O que é?

Uma Floresta Autóctone é uma floresta com espécies originárias do território onde habitam, adaptadas às condições físico-químicas do meio e que vivem em equilíbrio no ecossistema que ocupam. Das florestas autóctones do nosso país fazem parte, por exemplo, o pinheiro bravo, pinheiro manso, sobreiro, carvalho, azevinho, azinheira, teixo, medronheiro, salgueiro, amieiro, freixo, castanheiro, entre outras. A preservação da nossa floresta autóctone é muito importante para a manutenção do equilíbrio dos nossos ecossistemas.

Porque as devemos conservar?

»As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, por isso são mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas;

»Ajudam a manter a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens e a diversidade dos recursos genéticos;

»As florestas autóctones exercem um importante papel na regulação e melhoria do clima, bem como no sequestro de carbono da atmosfera contribuindo para a redução do efeito estufa.

»Regulam o ciclo hidrológico e a qualidade da água, formam solo e servem ainda de matéria-prima a produtos fundamentais na vida quotidiana;

»Embora de crescimento mais lento, quando bem desenvolvidas, são normalmente mais resistentes e resilientes aos incêndios florestais.

 

Publicado a 23.11.2020