Programa de Apoio à Cultura antecipa-se para apoiar associativismo cultural feirense
Num significativo esforço para minimizar os impactos negativos num dos setores mais afetados pela atual crise pandémica – Cultura – e, simultaneamente, incentivar os agentes culturais locais a criar, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira antecipa a abertura das candidaturas ao novo Programa de Apoio à Cultura para a Criação Local, dirigido a Pessoas Coletivas Sem Fins Lucrativos. A partir de 17 de junho, e até 1 de julho, o tecido associativo cultural do concelho pode apresentar os seus projetos e, aos 35 projetos selecionados, a autarquia atribui um apoio financeiro global de 50 000 euros.
É no imediato que as associações precisam de apoio para retomar a sua atividade, desenvolver novas ideias e projetos, despertando o interesse do público e devolvendo-lhe a confiança para sair à rua e “consumir” cultura. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira anunciou, ainda durante o Estado de Emergência, a antecipação da abertura dos concursos às medidas do novo Programa Municipal de Apoio à Cultura, inicialmente previsto apenas para o último trimestre do ano. Esta primeira fase do PAC (Medida 1 – Criação Local – Subprograma 1.1) é dirigida a associações e/ou entidades sem fins lucrativos de âmbito cultural, sediadas no concelho de Santa Maria da Feira.
Este apoio – 2 500 euros para 10 projetos e 1 000 euros para 25 projetos – pretende ser um estímulo ao aparecimento de projetos culturais originais ou adaptações que demonstrem a evolução dos diferentes projetos de criação artística dos agentes culturais locais, contribuindo para o aumento da oferta criativa em Santa Maria da Feira, no domínio das artes do espetáculo, e para a inovação nas diferentes expressões artísticas.
O Município irá selecionar as candidaturas de projetos que visem a programação de atividades culturais, nos meses de setembro e outubro de 2020, no espaço público do concelho, que promovam a inovação digital, com recurso ao streaming e/ou para difundir a cultura, através de plataformas digitais e/ou nas redes sociais, e também que procurem a integração da atividade cultural com atividades económicas locais, promovendo a difusão da cultura em praças, esplanadas, parques e outros espaços públicos e que estimulem o acesso de todos os públicos à atividade cultural.
A avaliação dos projetos apresentados baseia-se em cinco critérios principais: que promovam cruzamentos artísticos interdisciplinares com duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento, que valorizem o território, através da história local, do património material e imaterial, pela sua originalidade, pela capacidade de incorporar elementos endógenos, como a gastronomia, as indústrias identitárias e os recursos culturais e turísticos, na promoção e valorização do território, e também pela sua capacidade de sensibilização e captação de novos públicos.
As candidaturas devem ser submetidas no Portal do Associativismo de Santa Maria da Feira. O acesso ao portal carece de um registo que, não tendo, deve ser solicitado ao Pelouro da Cultura, Turismo, Bibliotecas e Museus, através do email pelouroctbm@cm-feira.pt.
A lista provisória com os projetos selecionados será conhecida a 29 de julho.
Consulte também o Regulamento completo do Programa de Apoio à Cultura.
Publicado em 17/06/2020
(GCRPI)