Ação Social Sociedade

Formação em Gestão de Voluntariado


A ação promovida pelo Município de Santa Maria da Feira, em parceria com a Casa dos Choupos e a Pista Mágica, aposta na capacitação das organizações sociais concelhias para implementar modelos de gestão de voluntários.

A formação pretende formar e preparar técnicos para a gestão de voluntariado nas organizações sociais de Santa Maria da Feira. Destina-se a coordenadores e gestores de voluntários e técnicos que acompanham voluntários e está assente na capacitação para um melhor conhecimento para aplicação de instrumentos, ferramentas e modelos adequados a uma gestão mutuamente proveitosa.

Promovida pelo Município de Santa Maria da Feira, em parceria com a Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL, e dinamizada pela Escola de Voluntariado Pista Mágica, a formação tem a duração de 12 horas e terá lugar nos dias 16 e 23 de março, das 10h00 às 17h00, na Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira (Lar S. Nicolau). As inscrições podem ser efetuadas, até ao dia 3 de março, AQUI.

‘Gestão em Voluntariado’ é uma ação inserida no projeto de inovação social VOAHR Municípios, coordenado e implementado pela Pista Mágica, no âmbito da necessidade de dinamizar o voluntariado a nível local com o envolvimento de todos os agentes da área. A iniciativa pretende aumentar o impacto do voluntariado através de ações de formação, consultoria e auditoria que tornem o trabalho de voluntariado mais eficiente e profissional. O projeto, com três anos de existência, incluiu, como primeira ação, a capacitação de técnicos municipais, e foca-se agora nas organizações sociais para perceber os desafios e potencialidades das mesmas na sua gestão de voluntariado.