Cultura Sociedade

Clube de Estratégia para momentos de convívio, diversão e criação de laços


Os jogos de tabuleiro estão cada vez mais em voga e a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira não ficou de fora deste movimento. Com orientação da ALPCeS, todas as pessoas podem inscrever-se, sem qualquer preparação prévia, para as sessões mensais do clube que proporcionará o conhecimento de diferentes jogos.

De participação gratuita, os interessados não carecem de qualquer preparação prévia para o novo Clube de Estratégia, basta terem mais de 15 anos, inscreverem-se e aparecer para a primeira sessão, que decorre a 22 de janeiro, às 21h00, na Biblioteca Municipal. A associação feirense ALPCeS - Associação Ludopedagógica, Cultural e Social orienta a atividade e tem na sua ludoteca mais de 350 jogos – como o Ticket to Ride: Europe, Porto e Azul que vai intercalando consoante as capacidades e desejos dos participantes.

A ALPCeS, criada no início de 2019, nasceu de um grupo de amigos apaixonados pelos jogos que se têm empenhado em transmitir esse conhecimento pelas famílias e escolas. Agora, assumem um novo desafio na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira porque acreditam que os jogos de tabuleiro modernos, ou de autor, distinguem-se dos clássicos globalmente disponíveis no mercado por proporcionarem maior profundidade estratégica, um espaço de decisão tática mais amplo, novas formas de interação entre jogadores e por se basearem em mecânicas de jogo criativas e inovadoras.

As crianças também vão poder desfrutar de uma oficina mensal de jogos de tabuleiro. Destinada a maiores de 8 anos, a primeira sessão acontece no dia 29 de fevereiro, às 14h30, e é de participação gratuita. “Os jogos modernos são desafiantes e estreitam laços, trazendo uma experiência de diversão e pedagógica incomparável”, afirma um dos responsáveis da ALPCeS, Rúben Maia.