Outros Resíduos: o que fazer?
Resíduos Cortantes e Perfurantes, como lancetas, tiras reativas, agulhas e outros, provenientes da administração de medicamentos injetáveis, usadas diariamente pelos doentes em autocuidados, não devem ser colocados juntamente com os resíduos indiferenciados, mas devem, sim, ser entregues nos pontos de recolha disponíveis pelo Municipio:
› Fiães, Farmácia Central
› Arrifana, Farmácia Aliança
› Argoncilhe, Farmácia de São Martinho
› Sta. Maria da Feira, Farmácia Sousa
› Rio Meão, Farmácia Santo António
› Romariz, Farmácia Romariz
› Caldas de S. Jorge, Farmácia Romy
› Canedo, Farmácia Principal
› S. João de Ver, Farmácia Oliveira
› Mozelos, Farmácia Milheiro.
Se tiver radiografias ou medicamentos que tenham expirado a validade deve entregá-los numa farmácia e nunca colocá-los com os resíduos indiferenciados.
Se tiver roupas que já não necessita pode entregá-las a Instituições de Solidariedade Social. As roupas, que não estejam em condições de ser reutilizadas, devem ser colocadas nos contentores disponíveis para o efeito.
As pilhas e lâmpadas usadas podem ser entregues, gratuitamente, no Ponto Electrão especificamente dedicados a este tipo de resíduos (www.ondereciclar.pt) ou nos ecocentros.
Os pneus usados não podem ser abandonados ou queimados, devendo ser encaminhados para um destino e tratamento específico.
Pode entregar os pneus usados, quando colocar pneus novos, num concessionário ou numa oficina. Os distribuidores são obrigados a aceitá-los, em troca de pneus do mesmo tipo e na mesma quantidade. Pode, ainda, entregá-los, gratuitamente, no centro de receção de pneus usados da VALORPNEU, mais próximo.
Os RCDs podem ser entregues, gratuitamente, por particulares, nos ecocentros, até ao limite de 1 m3 por dia.
A remoção e o correto destino final dos RCDs com amianto, classificados como resíduos perigosos, uma vez que a inalação das fibras de amianto é prejudicial para a saúde, deve ser assegurada por empresas especializadas, podendo, para o efeito, ser consultada a lista de operadores de gestão de resíduos licenciados para o tratamento dos resíduos de construção e demolição contendo amianto (RCDA), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).