Programação
Data: 26 de junho
Hora: 21h30
Local: parque da cidade de Lourosa
Sinopse: A programação do ‘Artes em Itinerância’ arranca com um concerto do artista urbano SkilleR, reconhecido beatboxer de Sófia, que assina projetos de fusão, de grande sensibilidade e modernidade, com a tradição musical búlgara. O beatboxer búlgaro vai apresentar-se em palco com uma dupla elétrica de igual virtuosismo: Atesh, na guitarra, e Riverman, no baixo. À boleia da sua destreza vocal, SkilleR revela-se um protagonista magnético ao vivo, num concerto integrado no roteiro do Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo. Conhecido como “a boca mais rápida do Leste”, coleciona troféus em todas as grandes competições internacionais de beatbox.
Esta nova criação da Companhia Persona consiste em 2 percursos de visitas encenadas nas margens do Rio Uíma. A intenção que preside a este projeto é fornecer uma interpretação para além da mera observação da natureza e relacionar a riqueza natural e a biodiversidade com o património imaterial e a memória do território. No final de cada percurso haverá sempre uma degustação da Regueifa Doce, produto tradicional da gastronomia local.
Data: 3, 4 e 17 julho
Hora: 09h30 e 11h00
Local: Caminho dos Moinhos (aceda AQUI às especificações deste percurso pedestre)
Início: Junto às Termas das Caldas de S. Jorge | Fim: Várzea
Sinopse: Ao longo do Caminho dos Moinhos habitam personagens inusitadas com histórias que se cruzam e surpreendem o público. Algumas velhas lendas serão desvendadas e novas lendas irão nascer nas belas margens do Rio Uíma. Uma coisa é certa: quem o visitar será sempre recompensado com a sua beleza, as histórias dos seus habitantes e, para terminar, uma degustação de Regueifa Doce no Parque de Lazer da Várzea onde poderá fazer um piquenique em família.
Inscrições esgotadas.
Data: 18, 24 e 25 julho
Hora: 09h30 e 11h00
Local: Passadiço das Ribeiras do Uíma – Fiães
Início: Parque das Ribeiras - Fiães (Coordenadas GPS 40.98618, -8.50885) | Fim: Largo da Taboaça - Lobão
Sinopse: Situado num vale encantado, entre Fiães e Lobão, o Parque das Ribeiras do Uíma esconde segredos que nos serão desvendados pelas mais incríveis criaturas que aí habitam. À sombra de Salgueiros e Sabugueiros, venha ouvir as histórias que a Salamandra de Pintas Amarelas ou o Pavão Diurno têm para lhe contar e, no final, provar a Regueifa Doce tão característica desta região.
Inscrições esgotadas.
Data: 17 de julho
Hora: 11h00
Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira
Sinopse: Este é o novo projeto do Quinteto de Sopros do Vale para celebrar o Quinto Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação, liderada por Fernão de Magalhães, no âmbito da parceria entre com a especialista em Etnomusicologia Ana Margarida Cardoso e o INET-md | Universidade de Aveiro.
Repertório:
• Scherzo de Ângelo Pestana
• Lembrança Scherzo para Quinteto de Sopro de Adácio Pestana
• Quinteto de Sopros de Santos Pinto
• Adágio e Scherzino de Joly Braga Santos
Data: 25 de julho
Hora: 16h30 e 19h00 (sessões esgotadas)
Local: Igreja Românica de Rio Meão
Sinopse: A música setecentista, ibérica e italiana marcam o recital Lugar do Tempo que integra a programação do projeto municipal Artes em Itinerância.
Repertório:
- Sonata a 4 | A. CORELLI | Adágio; Allegro; Grave; Allegretto; Allegro
- In furore iustissimae irae, RV 626 | A. VIVALDI | Aria; Recitativo; Aria; Aleluia
- Trio Sonata em Ré M | P. A. AVONDANO | Allegro; Andante e piano sempre; Allegro
- Vota Mea | A. SILVA LEITE
- Sonata Setima | A. SCARLATTI | Allegro; Adágio; Fuga; Largo; Allegro
Inscrições esgotadas.
Data: 30, 31 de julho e 1 de agosto
Local: Freguesias de Santa Maria da Feira
30 julho a 1 de agosto:
. Oficina de Criação de Marionetas
Assista ao tutorial AQUI
30 julho:
. Inauguração da exposição e visita guiada: Manipulações Ilustradas - 2004 a 2020 | 18h00 (inauguração) e 18h30 (visita guiada) | Museu do Papel (Paços de Brandão)
. Trovas & Sombras - A Lenda do Monte das Corujeiras | 21h15 | Museu do Papel (Paços de Brandão)
31 julho:
. Banana Split | 18h00 | Largo da Igreja de S. Paio de Oleiros
. O Caçador | 18h30 | Largo da Igreja de S. Paio de Oleiros
. O dia em que a morte sambou | 21h15 | Coreto de Sanfins
1 agosto:
. A Farsa do Sapateiro | 11h00 | Largo da Igreja de Vila Maior
. Alguma Coisa | 16h30 | Coreto de Monte do Viso (Guisande)
. Fios Mágicos | 17h00 | Anfiteatro de Monte do Viso (Guisande)
Data: 6 de agosto
Hora: 20h30
Local: Parque Manuel S. Pinto (Mota) - Fornos
Sinopse:
A proposta de cinema ao ar livre – Cine-Caravana – integrada no “Artes em Itinerância”, projeto de descentralização cultural que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira está a dinamizar até dezembro, vai acontecer no dia 6 de agosto, às 20h30, no Parque Manuel S. Pinto (Mota), em Fornos, com a exibição do filme português “Variações”, de João Maia.
Os atores Sérgio Praia, Filipe Duarte, Victória Guerra, Augusto Madeira e Teresa Madruga fazem parte do elenco do filme “Variações” que retrata a vida de António Ribeiro, barbeiro e figura da movida lisboeta nos anos 70, que perseguiu o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber nada de música e que viria a transformar-se no excêntrico António Variações, uma referência dos anos 80.
Inscrições e levantamento de bilhetes:
1. Para inscrições e levantamento de bilhetes no dia anterior à sessão, 5 de agosto, deverá deslocar-se ao balcão da loja CTT do centro de Santa Maria da Feira (Rua Dr. Vitorino de Sá 2, 4520-999, Santa Maria da Feira);
2. Para inscrições e levantamento de bilhetes no próprio dia da sessão, 6 de agosto, deverá deslocar-se à LIT - Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira.
3. Apenas poderão ser levantados dois bilhetes por pessoa;
4. No ato do levantamento, o espectador deverá facultar nome completo, número de SNS, e-mail e contacto telefónico para cada um dos bilhetes levantados.
Data: 8 de agosto
Hora: 17h30
Local: Complexo de Ténis da Quinta do Engenho Novo (Paços de Brandão)
Sinopse: Quando estamos num campo de ténis imaginamos uma bola num rally cruzado entre dois jogadores, que dão o seu melhor para atingir o seu set, ganhando cada match point. Esta dinâmica do ténis, aplicada às bandas filarmónicas, trazem-nos à memória os tempos, não muito longínquos, em que os arraiais das freguesias eram os palcos de verdadeiros despiques entre bandas musicais. Apresentando repertórios únicos e singulares, cada banda filarmónica disputava o seu set, procurando atingir um match point através dos aplausos do público.
A proposta para este Concerto Promenade é um jogo musical que vai por em confronto e despique a Banda Musical do Souto e a Banda Musical de S. Tiago de Lobão. Caberá a cada banda escolher o seu melhor reportório musical para se apresentarem neste confronto e conseguirem marcar os melhores pontos junto do público ali presente.
Inscrições AQUI
Data: 13 (sessão esgotada), 14 (sessão esgotada), 20 e 21 de agosto
Hora: 21h15
Local: Castelo de Santa Maria da Feira
Sinopse: O século XVII conheceu Joana Forjaz Pereira, 6ª condessa da Feira, a primeira mulher a receber este título. Apoiada pela mãe D. Maria de Gusmão, enfrentou Sua Majestade, o rei Filipe II de Portugal e mais tarde foi aprisionada às ordens de Filipe IV, de Espanha. Viúva e com os três filhos realizou ainda grandes feitos: uma mulher à frente do seu tempo!
ESGOTADO
Data: 4 de setembro
Hora: 21h00
Local: Mercado Municipal de Santa Maria da Feira
Sinopse: Cristina Clara apresenta um concerto que espelha bem a sua identidade e o carácter viajante da sua música. De norte a sul de Portugal, com forte influência da canção tradicional, o seu repertório incorpora também outras sonoridades, muito particularmente do chorinho brasileiro e da morna cabo-verdiana, pelas afinidades que têm entre si. Além de temas revisitados, Cristina Clara apresenta já alguns dos temas que farão parte do seu disco de estreia que sairá em Setembro.
Guitarra Portuguesa - Luis Coelho
Guitarra Clássica - Pedro Loch
Flauta transversal - Elena La Conte
Inscrições AQUI
Data: 17 e 18 de setembro
Hora: 21h00, 21h10, 21h20
Local: Termas das Caldas de S. Jorge
Sinopse: O Sonho de Uma de Noite de Verão tem, na nossa versão da história, o seu lugar nas margens do rio Uíma e são as pessoas que as habitam a transformá-las para envolver o público no seu atribulado percurso narrativo. Uma comédia de amores encontrados e desencontrados quase dilacerados pela dura lei de Atenas, cujos protagonistas se movem por paixão pela floresta, onde duendes e fadas que, além dos seus problemas, tentam resolver os dos humanos. Esta é a proposta dos Trilhos Culturais, inserido no projeto de descentralização cultural – Artes em Itinerância – um percurso noturno entre as Caldas de S. Jorge e Pigeiros, protagonizado pela companhia Teatro em Caixa. Nos dias 17 e 18 de setembro, em 3 sessões (21h00, 21h10 e 21h20), em grupos de 30 participantes, entre árvores, o leite do rio ou as encruzilhadas dos caminhos, a cultura acontecerá!
Inscrições AQUI
Data: 18 e 19 de setembro
Hora: 15h00, 16h00 e 17h00
Local: Castro de Romariz
Sinopse: As origens da Cultura da Pedra: o Castro de Romariz. A vida quotidiana, as artes e ofícios, os deuses, os ritos e os mitos. Uma experiência única num lugar com história.
Inscrições:
- 18 setembro | 15h00 » Esgotado
- 18 setembro | 16h00 » Esgotado
- 18 setembro | 17h00 » Esgotado
- 18 setembro | 18h00 » Esgotado
- 19 setembro | 15h00 » Esgotado
- 19 setembro | 16h00 » Esgotado
- 19 setembro | 17h00 » Esgotado
- 19 setembro | 18h00 » Esgotado
Entre 7 de novembro e 12 de dezembro, o património religioso de Santa Maria da Feira será palco de seis concertos únicos e memoráveis, percorrendo as igrejas das freguesias de Sanguedo, Nogueira da Regedoura, Santa Maria de Lamas, Santa Maria da Feira e Mosteirô. O III Ciclo de Órgão de Tubos conta com a participação de oito músicos de renome, nacionais e internacionais que apresentarão reportórios criteriosamente selecionados. (entrada gratuita)
» Consulte a Folha de Sala do Ciclo de Órgão de Tubos AQUI.
Uso de máscara obrigatório e apresentação de certificado digital COVID para mais de 12 anos
07 de novembro | 16h00 | Igreja Paroquial de Sanguedo (Inauguração do Órgão)
O primeiro concerto, agendado para 7 de novembro será marcado pela inauguração do órgão de tubos da Igreja Paroquial de Sanguedo, adquirido pela paróquia em 2019. O espetáculo estará a cargo do organista Rui Soares e da soprano Fabiana Magalhães, ambos feirenses, naturais da freguesia de Fiães, músicos profissionais com uma vasta experiência internacional.
» Órgão: Rui Soares [PT] | Canto (soprano): Fabiana Magalhães [PT]
» Programa:
- C. Monteverdi (1567-1643): Laudate dominum in sanctis eius, SV 287
- Dieterich Buxtehude (1637 - 1707): Prelude Fugue Chaconne, BuxWV 137
- J. S. Bach (1685-1750): Concerto BWV 592ª depois do concerto de J. Ernst [Allegro assai / Grave / Presto]
- W. A. Mozart (1756 – 1791): Exultate, jubilate KV 165; Exsultate jubilate – Allegro; Fulget amica dies – Secco Recitative; Tu virginum corona – Andante; Alleluja – Molto allegro
- Théodore Dubois (1837-1924): Toccata
- António Silva Leite (1759-1833 / Porto): Aria Latina
14 de novembro | 16h00 | Igreja Paroquial de Nogueira da Regedoura
No dia 14 de novembro, a Igreja Paroquial de Nogueira da Regedoura acolhe o segundo concerto deste ciclo, protagonizado pelo organista austríaco Stefan Donner, premiado em diversos festivais internacionais.
» Órgão: Stefan Donner [AT]
» Programa:
- Johann Sebastian Bach (1685 – 1750): Prelude and Fugue A Minor, BWV 543; Sonate G-Dur, BWV 530 - 1. Vivace; 2. Lente; 3. Allegro
- Franz Schmidt (1873 – 1939): Prelude and Fugue G Major (from Four little Preludes and Fugues)
- Gustav Adolf Merkel (1827 – 1885): Sonata Nr. 7 A Minor, op. 140 - 1. Moderato assai; 2. Andante; 3. Introduction, Allegro risoluto; 4. Più moderato. Fuge
21 de novembro | 16h00 | Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas
O terceiro momento, agendado para 21 de novembro, na Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas, estará a cargo do organista polaco Karol Hilla, graduado pela Academia de Música de Gdansk e finalista laureado em inúmeras competições internacionais de órgão.
» Órgão: Karol Hilla [PL]
» Programa:
- J. Stanley (1712-1786): III Voluntary G – dur, op. 5
- R. Schumann (1810-1856): Skizzen fur Pedalflugel Op. 58 – Allegretto
- J. P. E. Hartmann (1805-1900): Fantasia f- moll, op. 20
- R. Schumann(1810-1856): Skizzen fur Pedalflügel op. 58 - Mit innigem ausdruck
- J. P. E. Hartmann (1805-1900): Fantasia A -dur, op. 20
- M. Sawa (1937-2005): Fuga - Bolero
- W. Żeleński (1837-1921): Prelude on theme: „Święty Boże” (O Holy God), op. 38
- L. Vierne (1870-1937): Postlude from 24 Pièces en Style Libre op. 31.; Berceuse from 24 Pieces en Style Libre, op. 31.
- G. Mushel (1909-1989): Toccata
28 de novembro | 16h00 | Igreja Matriz de Santa Maria da Feira / Convento dos Loios
A Igreja Matriz de Santa Maria da Feira acolhe o quarto concerto deste ciclo, a realizar a 28 de novembro. O espanhol Pablo Caraballo, organista da Catedral de Valência, traz a Santa Maria da Feira a sua experiência internacional como solista, com inúmeros concertos pela Europa e Japão.
» Órgão: Pablo Caraballo [ES]
» Programa:
- Anónimo: Tiento lleno de segundo tono
- Juan CABANILLES (1644-1712): Gallardas de primer tono
- J. P. SWEELINCK (1562-1621): Fantasía en eco
- D. BUXTEHUDE (1637-1707): Preludio en Sol menor BuxWV 163
- G. BÖHM (1661-1733): Wer nur den lieben Gott lässt walten (Partita con 7 variaciones);
- J. S. BACH (1685-1750): Jesus, meine Zuversicht BWV 728
- J. A. REINCKEN (1643-1722): Fuga en Sol menor
- J. S. BACH (1685-1750): Canzona en Re menor BWV 588; Toccata in Mi menor BWV 914
05 de dezembro | 16h00 | Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira
No dia 5 de dezembro, a recém-requalificada Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira será palco do quinto concerto, protagonizado por David Cassan, uma das personalidades mais destacadas da nova geração de organistas franceses. Organista principal do Oratório do Louvre, em Paris, Cassan vai tocar no primeiro órgão de tubos pensado, desenhado e concretizado de raiz em Santa Maria da Feira.
. Inscrições obrigatórias AQUI
» Órgão: David Cassan [F]
» Programa:
- Samuel Scheidt (1587-1654): Variações sobre uma canção alemã "Ach du feiner Reiter"
- John Stanley (1712-1786): Volontary em ré menor: Adagio – Andante; Volontary em sol maior: Largo - Vivace
- Johan Sebastian Bach (1685-1750): Trio sonata em Dó menor BWV 526: 1.Vivace; 2. Largo; 3. Allegro; Toccata e fuga “Dorian” BWV 538
- David Cassan: Improvised variations in baroque style
12 de dezembro | 16h00 | Igreja Paroquial de Mosteirô
O sexto e último concerto terá lugar a 12 de dezembro, na Igreja Paroquial de Mosteirô, e estará a cargo do organista feirense António José Pedrosa, natural de Nogueira da Regedoura, e de Marco Maia, natural de Paredes, que fecham mais um ciclo de espetáculos singulares em itinerância pelo concelho.
. Inscrições obrigatórias AQUI
» Órgão: António Pedrosa [PT] | Trompa: Marco Maia [PT]
» Programa:
- Johann Sebastian Bach (1685-1750): Prelúdio, Trio, e Fuga, em Sib Maior BWV545b
- Bernhard Eduard Müler (1842-1920): Andante Religioso, op.74
- J.S.Bach: Allein Gott in der Höh Sei Ehr BWV662; Allein Gott in der Höh Sei Ehr BWV664
- Aleksandr Glazunov (1865-1936): Rêverie, op.24
- Max Reger (1873-1916): Benedictus, op.59, no.9
- Antonio Vivaldi (1678-1741)/J.S.Bach: Larghetto (2º andamento do Concerto BWV972)
- César-Auguste Franck (1822-1890): Andantino em Sol menor
- Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): Concerto para Trompa nº1, K.412: I-Allegro; II- Rondo-Allegro