angle-left Eleições legislativas 2022: instruções para vacinação dos membros das Mesas de Voto e funcionários das Juntas de Freguesia e Câmara Municipal

Dá-se publicidade às instruções para vacinação, com uma dose de reforço à Covid-19, dos membros das Mesas de Voto e restantes elementos auxiliares do processo (funcionários das Juntas de Freguesia e Câmara Municipal), agendada para este sábado, 15 de janeiro, dia exclusivo a este grupo de utentes, que será convocado por SMS, através de agendamento central.

Assim sendo, informa-se que:

- já decorre o processo de envio de notificações (SMS) aos cidadãos que vão prestar apoio no ato eleitoral da Assembleia da República de 2022, de cujos elementos fornecidos forem considerados elegíveis, a incluir no procedimento de vacinação prioritária;

- os cidadãos que ainda não receberam uma notificação via SMS por parte do Ministério da Saúde, e que pretendam ser vacinados no próximo dia 15 de janeiro, podem solicitar junto da Câmara Municipal/Junta de Freguesia uma declaração para esse efeito.

Ressalve-se, assim, que os membros de mesa e funcionários das Juntas de Freguesia e Câmara Municipal que vão prestar apoio no ato eleitoral e a quem seja emitida a declaração anteriormente indicada devem dirigir-se aos centros de vacinação e utilizar o regime de “Casa Aberta”, durante o dia 15 de janeiro, com recurso a senha digital, devendo fazer-se acompanhar da sua declaração individual emitida pela Câmara Municipal/Junta de Freguesia.

Os membros que não receberem um SMS com a sua convocatória, devem proceder da seguinte forma:

- Solicitar aos serviços da Câmara Municipal / Junta de Freguesia, a emissão da declaração individual;

- Dirigir-se aos centros de vacinação no regime de “Casa Aberta” no dia 15 janeiro, acompanhados da sua declaração individual, mediante o pedido prévio de senha digital, que deve ser realizado no próprio dia, a partir das 00:01, em https://covid19.min-saude.pt/senha-digital/ .

É o objetivo crítico deste processo que todos os elementos associados ao ato eleitoral da Assembleia da República de 2022 estejam vacinados com a dose de reforço. Desta forma, caso o membro de mesa ou funcionários das Juntas de Freguesia e Câmara Municipal que vão prestar apoio no ato eleitoral da Assembleia da República de 2022 não recebam o SMS com a sua convocatória, nem consigam retirar senha digital, devem comparecer no centro de vacinação. Alerta-se que esta opção deve ser excecional e utilizada unicamente em situações de recurso, uma vez que, não permite organizar o fluxo de afluência, podendo contribuir para filas indesejadas.