turismo

Seja bem-vindo ao Concelho de Santa Maria da Feira.

Com uma oferta cultural diferenciadora ao longo do ano, Santa Maria da Feira assume-se como um verdadeiro “Palco de Experiências”, onde o visitante é desafiado a viver em pleno o espírito dos eventos e convidado a regressar sempre que a cultura acontece.

O Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria e o parque temático de Natal - Perlim são os principais eventos culturais de referência, que potenciam a oferta turística da Região Norte.

Santa Maria da Feira tem um dos mais belos castelos de Portugal, um centro de congressos de excelência - o Europarque e o Cineteatro António Lamoso palco de uma extensa e qualificada programação cultural anual.

Repletos de história, os espaços museológicos convidam a experienciar. É assim no Museu do Papel Terras de Santa Maria, no Museu Convento dos Lóios e no Museu de Santa Maria de Lamas. Autêntico museu vivo, o Zoo de Lourosa - Parque Ornitológico proporciona uma viagem pelo mundo selvagem das aves.

Apesar da proximidade a grandes centros urbanos, Santa Maria da Feira preserva uma tranquilidade ímpar, que convida a uma estadia mais prolongada. Nas Termas de S. Jorge, o visitante encontra o refúgio ideal para cuidar do corpo e da mente. Ritual imperdível é a degustação da tradicional Fogaça, ex-líbris da gastronomia regional e símbolo da secular Festa das Fogaceiras, a mais emblemática festividade religiosa do Norte de Portugal.

O concelho de Santa Maria da Feira possui, igualmente, uma grande riqueza paisagística, destacando-se a Quinta do Castelo, os jardins municipais como o Porto Carvoeiro, bem como o lago e os jardins do Europarque.

Merecedores de visita e classificados como imóveis de interesse público são a Quinta do Engenho Novo, a Casa da Portela (Paços de Brandão), o Mercado Municipal, de autoria do arquiteto Fernando Távora com apontamentos em mosaico de Siza Vieira, a Igreja da Misericórdia (Santa Maria da Feira), a Casa da Torre (São João de Ver), a Quinta do Seixal (Milheirós de Poiares) e a Quinta da Murtosa em Mosteirô.