transfeira

O Município de Santa Maria da Feira, na observância das suas competências, coloca à disposição um transporte coletivo regular de passageiros na cidade - Transfeira. A sua definição resultou das principais dinâmicas do território, da coordenação com serviços de transporte já existentes e concessionados aos operadores privados, e de uma preocupação em disponibilizar um melhor serviço aos cidadãos.

O trajeto apresenta um itinerário que se inicia, de forma sucinta, na Avenida Dr. Belchior, Estação da Piedade, EN223, Centro Desportivo do Clube Desportivo Feirense, Circunvalação, Cavaco, Hospital, Escolas, Avenida Sá Carneiro, Espargo, Feira Nova, Balteiro, Escolas, Rua Vitorino de Sá, Junta de Freguesia, Hospital, Avenida 25 de Abril, e termina no mesmo local onde se iniciou.

A frequência horária prevê um itinerário que se inicia na Rotunda Lions Clube (Cavaco), às 8:10h, e termina no mesmo local, pelas 19:10h. O serviço desenvolve-se sem interrupções, todos os dias úteis, havendo ao fim de semana e feriados uma redução do número de viagens.

O funcionamento da bilhética é feito pelo motorista com um sistema digital de venda de viagens. O cliente deverá adquirir o cartão por um custo simbólico de 1,50€, onde está incluída uma viagem, responsabilizando-se pela sua manutenção e conservação. Sendo possível a aquisição de um bilhete ocasional com o valor de sessenta cêntimos destinado a utilizadores ocasionais.

O passe escolar não tem limites no número de viagens e nos dias de utilização. O título terá a identificação com nome e fotografia do estudante, sendo pessoal e intransmissível. O custo a suportar pelo estudante dependerá do nível de ensino onde se encontra, isto é, no caso dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo será gratuito, no secundário custará 50% do custo total e para outros níveis de ensino 15€. Esta diferenciação definida pelo nível de ensino decorre dos Decretos-Lei nº 299/84 de 5 de Setembro e nº 7/2003 de 15 de Janeiro sobre o transporte escolar nos municípios. O passe escolar será requerido nas respetivas escolas, podendo ser também solicitado na Câmara Municipal para o qual deverá apresentar uma declaração comprovativa do estabelecimento de ensino.

O endereço de e-mail transportes.mobilidade@cm-feira.pt está disponível para receber informação do exterior sobre o serviço ou outra no âmbito dos transportes. Ajude-nos a tornar o serviço melhor...