rede global das cidades amigas das pessoas idosas

“Uma cidade amiga das pessoas idosas estimula o envelhecimento ativo através da criação de condições de saúde, participação e segurança, de modo a reforçar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. Em termos práticos, uma cidade amiga das pessoas idosas adapta as suas estruturas e serviços de modo a que estes incluam e sejam acessíveis a pessoas mais velhas com diferentes necessidades e capacidades.” (Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, 2009, p. 1)

O Município de Santa Maria da Feira aderiu à Rede Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas a 8 de Março de 2017, a qual espelha uma plataforma global de compromisso na partilha de informações, aprendizagem mútua e apoio, em responder às necessidades de envelhecimento da população, avaliar e monitorizar a convivialidade com a geração mais velha e trabalhar em colaboração com estas e entre setores para criar ambientes físicos acessíveis, ambientes sociais inclusivos e uma infraestrutura capacitadora de serviços.

A Organização Mundial de Saúde contemplou 8 áreas estratégicas de uma cidade amiga das pessoas idosas, a saber: espaços exteriores e edifícios; transportes; habitação; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação e informação; apoio comunitário e serviços de saúde. A autoavaliação nestas 8 áreas possibilita às cidades procederem a um planeamento e realizarem as alterações e adequações necessárias, registando os progressos efetuados.

Consulte o Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas.