rede de restaurantes e padarias solidárias

A Rede de Restaurantes e Padarias Solidárias pretende reforçar o combate ao desperdício e à fome no concelho, melhorando a qualidade de vida das famílias em situação de pobreza. Esta medida é complementar à atividade do Mercado da Solidariedade, tornando a resposta de apoio alimentar mais abrangente, de forma a ir ao encontro das necessidades das famílias.

Os 22 Restaurantes Solidários estão distribuídos pelas várias freguesias, disponibilizando gratuitamente cerca de 105 refeições diárias. Esta medida, além de estimular a cidadania empresarial, contribui igualmente para a responsabilidade do cidadão na valorização desta atitude empresarial. A identificação de situações familiares a usufruir deste serviço é feita com base no trabalho integrado das várias instituições e grupos informais concelhios, que podem acionar de forma flexível, célere e direta este apoio.