projetos culturais inclusivos
O Turismo Acessível é um segmento significativo do mercado turístico a nível nacional, com enorme potencial de crescimento, dado o acentuado envelhecimento da população.
O Investimento do Município de Santa Maria da Feira no Turismo Acessível é sinonimo de melhoria da posição competitiva e da imagem do destino Santa Maria da Feira.
Normalmente os turistas deste segmento de mercado desfrutam de estádias mais prolongadas e proporcionam o aumento dos níveis de ocupação na época baixa.
Em simultâneo, provocam uma maior mobilização dos agentes locais para respostas turísticas em rede, reforçando a sustentabilidade social e económica do turismo local.
Ao nível do Turismo Acessível, Santa Maria da feira apresenta como missão:
- assumir a acessibilidade como uma política transversal aos vários sectores da gestão da cidade;
- adequar com acessibilidades os serviços abertos ao público; e
- privilegiar a qualificação do capital humano.
É objetivo último que a acessibilidade seja fator de diferenciação na escolha do destino Santa Maria da Feira.
Os produtos turísticos estratégicos de Santa Maria da Feira podem ser classificados de:
Turismo Cultural – património e eventos
Turismo de Negócios – infraestruturas de negócios e forte atividade empresarial
Turismo de Saúde e Bem-estar – ofertas diferenciadas de saúde