praia fluvial da mâmoa

A Praia Fluvial da Mâmoa, situada na bacia hidrográfica do Rio Úl, com uma área de cerca de dois hectares, foi designada como água balnear, pela primeira vez, no verão de 2013. Desde 2017 tem sido classificada, em termos de qualidade da água, como excelente.

Inserida no âmbito da reabilitação das zonas ribeirinhas e criação de espaços públicos de lazer em estreita ligação com a natureza, esta praia disponibiliza aos utilizadores todas as infraestruturas necessárias.

Em 2020 foi galardoada pela primeira vez com a Bandeira Azul, símbolo de qualidade que distingue a Praia Fluvial da Mâmoa pela obtenção dos padrões de excelência num conjunto de critérios que envolvem a educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão da praia, os serviços e a segurança, tornando possível a coexistência do desenvolvimento local com o respeito pelo ambiente.

Em 2021, o Programa Bandeira Azul escolheu como tema anual a “Recuperação de Ecossistemas”, uma vez que a sua degradação tem um impacto direto no bem-estar de cerca de 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.

O Município de Santa Maria da Feira, através dos vários projetos que desenvolve na área da biodiversidade, tanto ao nível da sensibilização e educação ambiental como ao nível do desenvolvimento de projetos de recuperação de ecossistemas, associa-se ao Programa Bandeira Azul contribuindo para este grande desígnio. Ao promover a recuperação de ecossistemas degradados estamos a contribuir para a proteção da biodiversidade, para a melhoria da saúde e bem-estar, para a mitigação, a resiliência, a adaptação às alterações climáticas, entre outros.

Durante a época balnear, definida no período de 1 de julho a 31 de agosto, são realizadas análises à água, de 15 em 15 dias, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Os resultados são disponibilizados através de informação afixada nos painéis informativos, nesta página e na aplicação da APA, Info Praia.


Info Praia

A aplicação móvel Info Praia para smartphones ou tablets disponibiliza informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares. Esta aplicação pode ser descarregada gratuitamente através do Google Play e da App Store ou acedendo aqui à versão web.


Regras de ocupação

Para evitar a afluência excessiva às praias, existirá sinalização relativa ao estado de ocupação, através de bandeiras à entrada da praia, com a seguinte sinalética de cores:

- verde: ocupação baixa, que corresponde a uma utilização até 50%;

- amarelo: ocupação elevada, que corresponde a uma utilização entre 50% e 90%

- vermelho: ocupação plena, que corresponde a uma utilização superior a 90%.

Na aplicação Info Praia pode verificar o nível de ocupação da praia, podendo assim evitar o acesso a praias onde a ocupação é plena.


COVID-19

No atual contexto da pandemia por COVID-19, foram definidos procedimentos a ter em consideração na utilização destes espaços, de forma a não colocar em risco a estratégia adotada no controlo da pandemia, e permitir a todos o acesso à praia em segurança. Na época balnear de 2021, será mantida a obrigatoriedade de cumprir as regras relativas à circulação nos acessos à praia, às instalações balneares e à ocupação da área de uso balnear, de forma a respeitar o distanciamento físico recomendado.

A segurança é a sua praia! Quando for à praia nunca se esqueça…

Localização: N 40º55’41,52” | W 8º28’02,56”