Política da Qualidade


 A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade consiste na avaliação por um Organismo Certificador devidamente acreditado, assegurando que a organização cumpre os requisitos normativos, legais e estatutários e requisitos determinados pela organização nos processos e sistema de gestão, e que incorpora nas suas atividades princípios de gestão tão importantes como a focalização nos clientes, tendo sempre em vista a sua satisfação, a liderança, através do estabelecimento de objetivos e metas, o envolvimento dos trabalhadores e a melhoria contínua do serviço prestado.

O Município de Santa Maria da Feira tem três serviços municipais certificados segundo referencial normativo NP EN ISO 9001:2015, iniciando a certificação, em 2006, na biblioteca municipal, depois, em 2009, no Pelouro do Planeamento e Urbanismo e, em 2017, no Pelouro de Administração e Finanças.

Atualmente, o Pelouro da Cultura, Turismo, Bibliotecas e Museus encontra-se em processo de implementação de um sistema de gestão da qualidade.

Alguns benefícios decorrentes da implementação do sistema de gestão da qualidade:
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Sistematização dos processos
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Melhoria na definição de métodos de medição e monitorização
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Modernização das ferramentas de trabalho
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Melhoria na tramitação dos processos administrativos
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Melhoria do desempenho do serviço e, por conseguinte, maior satisfação do cliente
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Melhoria na comunicação interna
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Maior prevenção de riscos e melhoria na relação com as partes interessadas
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Desenvolvimento da Cultura da Qualidade

O sistema de gestão da qualidade existente nos serviços certificados da autarquia é sujeito a auditorias anuais por parte de entidades externas, nomeadamente por um organismo certificador.