Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE)

A candidatura 'EDUFEIR@ – Inovamos para o Sucesso' ao “Norte 2020” tem como objetivos:

. definir novas abordagens educacionais a implementar nos vários estabelecimentos escolares em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho de Santa Maria da Feira;

. contribuir para a melhoria do sucesso educativo dos alunos reduzindo as saídas precoces do sistema educativo, combatendo o insucesso escolar (taxas de desistência e de retenção), reforçando a equidade no acesso à educação pré-escolar e aos ensinos básico e secundário e melhorando a qualidade e a pertinência das aprendizagens e das competências adquiridas.

 

O Edufeira apresenta as seguintes ações:

01. Equipa Multidisciplinar

A Equipa Multidisciplinar tem como missão assegurar a articulação de todos os agentes educativos e os parceiros chave da comunidade local na criação de condições promotoras de sucesso escolar e de valorização das aprendizagens. Esta equipa multidisciplinar presta apoio a crianças e alunos que revelem maiores dificuldades de aprendizagem associadas a questões de risco social, risco de abandono escolar e/ou comportamentos de risco e suas famílias, bem como proporcionar o acesso a oportunidades de desenvolvimento pessoal.

A equipa desenvolve projetos de prevenção secundária na área educacional numa perspetiva comunitária e inclusiva, junto de jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos que manifestam claros indicadores de desmotivação e insucesso escolar, risco de abandono escolar precoce, absentismo escolar, risco de exclusão social e/ou com poucas oportunidades.

03. Observatório de Monitorização e Apoio ao Sucesso Escolar

Esta plataforma permite acompanhar e aprofundar, com facilidade e rigor, as políticas educativas implementadas no Município e divulgar, a nível municipal, o trabalho desenvolvido no setor da educação.

04. Educação 5.0

Esta plataforma digital, destinada a alunos do 1º ciclo do ensino básico, professores e encarregados de educação, tem como missão reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade, rica em tecnologia, facilitadora da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias.

Esta plataforma é composta por um MURAL, semelhante ao das redes sociais que conhecemos, e que é um espaço de partilha e comunicação do trabalho desenvolvido em contexto educativo; por CONTEÚDOS (recursos educativos para a faixa etária a que se destina); CRACHÁS digitais, um sistema de recompensas atribuídas pelas conquistas das crianças / alunos e que constitui indicador de desempenho e inclui ainda FORMAÇÃO: o Município, em articulação com a empresa que gere a plataforma, disponibilizou já ações de capacitação a todos os professores do 1º ciclo de todos os 9 Agrupamentos de Escolas do concelho.

De realçar, que a componente CONTEÚDOS disponibiliza o espaço “Educação para a cidadania” (com temas como a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a educação para a saúde), o Espaço de Conteúdos Curriculares (com atividades multimédia, interativas e dinâmicas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês) e ainda o espaço do Currículo Local. Neste espaço, com base nos conceitos de Património e de Poder Local, foram incluídas infografias do município de Santa Maria da Feira, apresentadas sempre por uma mascote, que foi concebida para a realidade concelhia – no caso, a mascote é a “Fogacinha”, uma boneca fogaceira, alusiva à festa secular municipal “Festa das Fogaceiras”.

Para facilitar a utilização desta plataforma em sala de aula, o Município adquiriu 1200 tablets, equipando cada uma das 55 escolas do 1º ciclo com 15 ou 26 tablets (consoante o número de alunos de cada escola).

05. Hora de Programar

Esta ação visa promover a aprendizagem da programação enquanto habilidade fundamental que impulsiona a inovação, a criatividade, a confiança e que permite, a par e passo, consolidar aprendizagens de forma efetiva com outras áreas disciplinares como matemática, leitura e ciência.

Desenvolve-se em sessões quinzenais numa turma de 4 ano de escolaridade de cada um dos 9 Agrupamentos de Escola e ainda num grupo de alunos do 2º e 3º ciclos de cada Agrupamento.