oradores

Rui Pacheco, 50 anos, diretor do Centro Multimédia da Porto Editora desde 1995, unidade orgânica deste Grupo Editorial responsável pelo desenvolvimento e implementação de projetos na área das tecnologias da informação e comunicação multimédia.

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com formação complementar na área da Edição Digital, Gestão de Empresas e User Experience, possui mais de 25 anos de experiência neste domínio, estando ligado à conceção de produtos e serviços como a Diciopédia, a Infopédia, o Educare.pt, a Academia.pt e a plataforma Escola Virtual.

 

Licenciado em Marketing e Publicidade no Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo e com uma Pós-Graduação de Especialização em Tecnologias e Robótica no Ensino Básico no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Miguel Martins iniciou o percurso profissional tecnológico na FDTI – Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, onde desempenhou funções de formador, coordenador de estágio e auditor interno.

Foi formador em diversos organismos desde 2002, sempre em conteúdos informáticos tais como sistemas operativos e ferramentas de produtividade, desempenhando em paralelo a coordenação de projetos na área educativa para alunos do ensino básico.

Atualmente desempenha funções de gestor da formação entidade certificada DGERT e de coordenador de projetos na área da Robótica e Programação para o 1º CBE e Pré-escolar.

 

CEO do Movimento Transformers, formadora do IES - Social Bussiness School, Jovem representante 100 oportunidades, Project Manager e Speaker do projeto governamental P80 de 2016 a 2018, Inês Alexandre é licenciada em Psicologia do Desporto e mestre em Desporto Adaptado, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

 

Tendo a formação de base em Teatro em Educação pela ESEC, Telmo Ferreira decide-se especializar em Educação Especial com o mestrado homónimo pela mesma instiuição, em Teatro Físico pela Arthaus-Berlin e em Estudos Culturais pelo doutoramento, que atualmente frequenta, na Universidade de Aveiro.

A sua ação divide-se entre a coordenação de projetos educativos/comunitários, dos quais se destacam a coordenação artística do Projeto Aproximar e Projeto MitoRealité, a atividade enquanto professor-investigador, sendo de momento docente na Escola Superior de Educação de Coimbra, e a participação como ator em espetáculos de teatro, destacando-se o trabalho desenvolvido com as companhias Trincheira Teatro, O Teatrão e DRA/MAT.

 

Teresa Sofia Castro desenvolve o projeto de Pós-Doutoramento (FCT) “Famílias iTec”, na Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA).

Tem Doutoramento Europeu em Tecnologia Educativa (Univ. Minho) e fez estágios de investigação no Reino Unido, Bélgica e Itália.

Tem artigos e capítulos publicados sobre a vida digital e comportamentos de risco de crianças e jovens, bem como sobre a mediação em contexto familiar.

Investigadora no projeto Europeu ySKILLS - competências digitais (Horizon 2020); e no projeto Dici-Educa - Centros Educativos com Competências Digitais (Universidade Lusófona - Cicant). E colabora com a Lusoinfo Multimédia, Centro Internet Segura, Instituto de Apoio à Criança, ISMAI e o Criap.

 

Licenciado em Línguas, Mestre em Supervisão Pedagógica e Pós-graduado em Educação Especial, Rómulo Neves é docente do grupo 330 da EB 2, 3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal) e coordenador Regional da APPI – Associação Portuguesa de Professores de Inglês.

É também membro dirigente do Grupo de Investigação IP&SEN SIG (Inclusive Practices & Special Educational Needs) – Reino Unido –, professor convidado da Universidade Fernando Pessoa e professor convidado da Oxford International – University of London.

Autor de Manuais Escolares (Together 7; Stand Out 5) e de Gramática Escolar (Gramática de Inglês 3.º CEB) pela Porto Editora, é ainda co-autor do livro Activities for Inclusive Language Teaching, publicado em 2020, Delta Publishing.

 

Manager na Samsung Eletrónica Portuguesa desde 2011, licenciou-se em Gestão de Empresas pela Universidade Lusíada em 1998. Ingressando na área de Informaçáo e Telecomunicações foi Indirect Channel Manager na Siemens (Information & Communications Division) entre 1999 e 2004, altura em que assumiu funções na Avetel Telecomunicações SA como General Manager da Divisão de Distribuição.

Na Samsung Eletrónica Portuguesa SA desempenhou, nos últimos 9 anos, diferentes funções, encabeçando diversos projectos inovadores:

Como Samsung B2B Marketing Manager foi responsável pelo lançamento da Marca Samsung Business em Portugal contribuindo para a criação de notoriedade e posicionamento da Samsung no Mercado empresarial. Em 2015, em parceria com o jornal Expresso (Grupo Impresa) lançou “click Portugal”, visando com o mesmo fomentar a discussão sobre os impactos da tecnologia na economia portuguesa e debater como a transformação digital pode impactar positivamente diversos mercados verticais: Financeiro, Retalho e Saúde.

Liderando a equipa de Inovação e Convergência na Samsung Eletrónica Portuguesa foi responsável pelo desenvolvimento e implementação, no mercado português, das primeiras Set Top Boxes 4K na Europa. Também nesta área, em conjunto com a Portugal Telecom e com a RTP, liderou a equipa que efectuou em 2014 a primeira transmissão mundial de um jogo de futebol em 4k multiplataforma (Satelite e IP).

Em 2016 foi responsável pela implementação de soluções de Digital Signage nos mercados de Retalho, Financeiro, Entretenimento, Desporto e Media contribuindo fortemente para o desenvolvimento do Mercado de Comunicação Digital em Portugal.

Como IM Sales & Business Development Manager lidera atualmente a equipa empresarial que endereça organizações, nos diversos mercados verticais, contribuindo para a transformação digital das mesmas através da inovação, da mobilidade, da segurança e do focus no relacionamento com o cliente. Simultaneamente é responsável pela gestão de parceiros de soluções e do desenvolvimento de novos serviços na área da mobilidade (ex: assinatura digital, comunicações encriptadas ou pagamentos móveis).

Envolvido, conjuntamente com a DGE, desde 2013 nos nas primeiras experiências piloto de utilização de tablets em ambiente escolar (Creative Classroom Lab), contribuiu nos últimos anos para a materialização de um conjunto de projetos na área da Educação visando a introdução de tecnologia e mobilidade em sala de aula, a implementação de manuais digitais, a definição de mecanismos de segurança adaptados ao contexto educativo e à alteração de metodologias pedagógicas adaptadas à transformação digital.

 

Filinto Lima, licenciado em Direito, professor, detém pós graduação em administração e gestão escolar, membro do órgão conselho executivo/direção executiva há 25 anos, 18 dos quais como presidente/diretor. É Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia (Prémio de Escola 2012 - Mérito Institucional, Louvor n.º 272-C/2013), piloto do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Membro da Comissão Externa de Acompanhamento do Mestrado em Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta, para o ano letivo 2019/21; membro da comissão de stakeholders do Centro de Investigação & Inovação em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; membro da Comissão de Auto Avaliação (entidade externa) do Mestrado em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; membro do conselho consultivo do Ativar Portugal – Building the Future EduDay, Microsoft Portugal”.

Integrou durante 2 mandatos o Conselho das Escolas (órgão consultivo do Ministério da Educação) e é Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas. Colaborador assíduo do Público, TSF, Jornal de Notícias e outras publicações, com artigos sobre Educação. Autor e co autor de dois livros: “Memórias de Um Presidente de Conselho Executivo” e “Movimento Associativo – Um Património de Oliveira do Douro”.

 

Doutoramento em Tecnologia Educativa;

Professor Auxiliar na ISMAI – Instituto Universitário da Maia;

Presidente do Conselho de Administração da Lusoinfo Multimédia;

Gestor de Projetos na área da Educação e Recursos Educativos Digitais.

 

Secretário de Estado Adjunto e da Educação.

Nasceu em 1972 em Lisboa, tendo residido e crescido em Setúbal.

É Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Doutorou-se em Linguística em 1998, na Universidade de Leiden, na Holanda, tendo sido investigador visitante do MIT.

Licenciou-se em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Foi Secretário de Estado da Educação do XXI Governo Constitucional.

Foi Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa até novembro de 2015.

Foi Presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia, até novembro de 2015.

Foi Secretário de Estado da Educação no XXI Governo Constitucional.

Foi membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do Conselho Consultivo do Instituto Camões.

Foi Presidente da Associação Portuguesa de Linguística.

Professor convidado em várias universidades no Brasil, Macau, Espanha, Holanda e Itália.

Integra o conselho editorial de várias revistas internacionais de linguística.

No âmbito da sua atividade de investigação, a sintaxe teórica, a aquisição e desenvolvimento da linguagem e a linguística educacional, é autor de inúmeros artigos, capítulos de livros e livros.

 

Formação académica, licenciatura na área da contabilidade, gestão ao nível da e pós-graduação em finanças.

Associativismo: membro da CONFAP, vice-presidente da FAPFEIRA, presidente da associação de pais do colégio de Lamas, presidente da mesa da assembleia da Banda musical de Souto, membro do Club Atletismo de Lamas.

 

Mariana Batista tem 18 anos, é de Arrifana e procura sempre ser uma jovem ativa na sociedade.

Encontra-se a tirar a licenciatura em Gestão na Universidade Católica do Porto mas até chegar a onde está houve um grande percurso e muito esforço. Desde cedo que soube que gostava imenso de Matemática e que quando chegasse à altura de escolher o curso iria ser algo relacionado com a discíplina mas não sabia ao certo o quê. À medida que o tempo passou, as suas ideias foram amadurecendo e após muita pesquisa e várias feiras de apresentação das Universidades começou a desenvolver um grande interesse pela Gestão por ser um curso muito mais abrangente e por achar que seria aquilo que mais se identificava.

Viajou sozinha aos 16 anos para Toronto, com o intuito de tirar um curso de inglês, e tirou  também um curso de ballet em Londres na escola Royal Academy of Dance. Já se envolveu em vários projetos realizados pela Câmara Municipal tais como as SMF Youth Talks, os Workshops, e o Jovem Autarca. A jovem também já se envolveu em projetos de voluntariado delineados pelo Grupo de Jovens dos Passionistas de Santa Maria da Feira e também fez parte do Parlamento de Jovens no seu 9º ano.

Sente que estas experiência influênciaram imenso na sua vontade de ser mais ativa, de ser mais curiosa em relação ao mundo e tornou-a, sem dúvida, mais independente.

Ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre o seu futuro mas sabe que adoraria fazer parte de projetos como Voluntariado no estrangeiro, Erasmus, Gap Year, Estágios, projetos promovidos pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira entre muitas coisas. Mariana defende que todas estas experiências fazem crescer tanto pessoal como profissionalmente e é algo que aconselha a todos os jovens a envolver-se quando tiverem a oportunidade. A jovem aconselha aos jovens a saber agarrar as oportunidades mas também saber procurá-las.

 

Desempenha funções como Diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento onde lidera as Academias Gulbenkian Conhecimento, uma rede de 100 projetos de promoção de competências sociais e emocionais em crianças e jovens.

Desempenhou funções como Psicólogo em escolas, como coordenador de programas de inovação social na prevenção das toxicodependências, desenvolvimento comunitário urbano e inclusão social de imigrantes.

Foi Diretor de Programa na Fundação Aga Khan Portugal e docente no Ensino Superior.

Desempenhou funções como Subdiretor-Geral da Educação (2010-17), sendo responsável pela Educação de Infância, Enriquecimento Curricular, Inovação Pedagógica, Abandono Escolar Precoce, Saúde e Necessidades Educativas Especiais.

Integrou a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens, bem como o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, como Comissário Nacional.

Foi perito na União Europeia, a UNICEF e OCDE.

Concluiu Licenciatura e Mestrado em Psicologia Educacional, estando o Doutoramento em curso.