Noite do Circo 2025


O Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira e o Centro Cultural de Paredes de Coura associam-se para apoiar a criação e circulação na área do circo contemporâneo.

A parceria visa a cocriação de um espetáculo de circo contemporâneo que terá estreia nos dois equipamentos culturais em novembro de 2025, com a expetativa de integrar a rede de programação internacional de La Nuit du Cirque.

Perspetiva-se ainda que a criação artística possa ser apresentada, em 2026, no contexto dos festivais Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira e O Mundo ao Contrário, em Paredes de Coura.

Esta Chamada Aberta de Circo Contemporâneo desafia artistas e companhias, nacionais, a apresentar projetos direcionados ao público geral, com facilidade de circulação para apresentação em contextos interior e exterior. O projeto selecionado receberá uma retribuição financeira de apoio à criação e dois períodos de residência artística: um em Santa Maria da Feira e outro em Paredes de Coura.

O projeto usufrui de mentoria artística de João Paulo Santos.

 

· Período de candidatura: 1 de fevereiro a 15 de março.

· Período de seleção: 1 a 20 de abril.

· Comunicação dos resultados: até 30 de abril.