DIGNITAS

Os trabalhos que se apresentam personificam uma das partes visíveis da Oficina do Conhecimento do 9º ano, atualmente em curso no Agrupamento de Escolas de Canedo. Constituída pelas disciplinas de Ed. Visual, História, Francês e EMRC, esta Oficina tem como objetivo principal a valorização do sentido da dignidade no desenvolvimento da dimensão humana do aluno.

Apelando à Dignidade enquanto valor estrutural na formação do indivíduo, estaremos a promover a formação de pessoas eticamente responsáveis, pessoas mais críticas com o seu futuro e com o futuro da sociedade.

Com a intenção de apresentarem um trabalho artístico com o tema DIGNITAS, os alunos estruturaram este conceito de forma articulada e interdisciplinar, fundamentando-se assim o propósito da Oficina e as opções estéticas de cada um.

Sendo a dignidade um valor imaterial pertencente ao universo dos sentidos, houve a preocupação maior na representação gráfica do imaterial. Resultaram trabalhos, maioritariamente abstratos e vibrantes, que decorrem de uma combinação refletida dos elementos da comunicação visual.

Qual a cor que melhor representa a dignidade humana? represento pontos e/ou manchas? com que sentido?  regulares ou irregulares? linhas contínuas ou descontínuas? largas e fluídas ou estreitas e entrecortadas? e a textura? e o espaço? e os valores de luz/sombra?… Estas poderão configurar algumas das perguntas precursoras com as quais o aluno se confrontou no início do trabalho.

Apresentam-se 76 composições, plenas de sentido e de intencionalidade.

 

A exposição está disponível para ser visitada na Biblioteca Municipal de 17 a 20 de novembro e online, AQUI.

 

Ângelo Ribeiro

Professor de Ed Visual

 

Novembro de 2021