​​​​​​​Dois anos de Incentivo à Natalidade

Os gémeos Renato e Rafael fazem parte dos atípicos agregados familiares de quatro filhos.

Os pais contavam com a chegada de um terceiro rebento, mas o acaso quis presenteá-los com o privilégio da natalidade a dobrar. Ou seja, felicidade a dobrar, exigências a dobrar, despesas a dobrar.

Mas há outros gémeos nesta narrativa. E uma menina que veio ao mundo no mês e ano em que foi aprovado o Programa Municipal de Incentivo à Natalidade. E um menino presenteado com uma conta poupança nos primeiros meses de vida.

Estas crianças fazem parte de um grupo expressivo de cerca de quatro mil beneficiários do apoio anual de 600 euros atribuído pelo Município de Santa Maria da Feira a todos os bebés residentes no concelho, até três anos de idade.

Estas crianças ainda não sabem fazer contas, nem tão pouco imaginam a complexidade de gerir um orçamento familiar num país onde escasseiam os apoios e que enfrenta o desafio do envelhecimento.

Estas crianças não sabem, mas sabem os pais, que fazem contas todos os dias e acolhem com um sorriso rasgado este Incentivo à Natalidade.

O programa foi publicado em Diário da República a 17 de março de 2022!

Testemunhos que ficam

“É um apoio bem-vindo. Com o tipo de economia que temos, muitos casais retraem-se a ter filhos. Estamos num país envelhecido e os incentivos são poucos.”

“Reservamos parte deste apoio para o futuro dos nossos filhos e outra para despesas correntes, até porque um deles não estava planeado”.

Juliana Teixeira, Espargo, mãe dos gémeos Renato e Rafael (2 anos)

“Soube deste apoio por outras mães, no Hospital S. Sebastião, onde fui sempre muito bem acompanhada, tanto no parto como na neonatologia. Recebemos a notícia com grande entusiasmo, não estávamos a contar.”

“É um programa que funciona sempre bem, sem atrasos. É uma mais-valia para as pessoas que aqui vivem, um complemento muito importante. Logo após o nascimento, abrimos uma conta poupança para o nosso filho.”

Inês Mota, Santa Maria da Feira, mãe do Dinis (18 meses)

“Ajuda muito, sobretudo na fase inicial, com tantas despesas de saúde, vacinas e consultas. Dá-nos outra segurança este complemento.”

“Os casais jovens não se sentem encorajados para ter filhos porque não há apoios e a vida laboral consome em demasia. A parentalidade acaba por ser posta de lado.”

Diana Campinho, Mosteirô, mãe da Francisca (2 anos) e da Benedita (4 anos)

“É uma medida muito positiva e diferenciadora, que traz valor ao município de Santa Maria da Feira e tem impacto no nosso orçamento familiar, pois temos despesas a dobrar.”

“É importante referir que é um programa que funciona bem, fácil de pôr em prática, num país em que tanta coisa é burocrática.”

Filipe Santos, Santa Maria da Feira, pai dos gémeos Martim e Lourenço (15 meses)

Cronologia e números

› Aprovação da medida em reunião de Câmara: 6 dezembro de 2021

› Publicação em Diário da República: 17 de março de 2022